Home / Comunicação / Campanha Bicicleta nos Planos realiza maior evento do país sobre o tema

Notícias

06/10/2017

Compartilhe está notícia:

Campanha Bicicleta nos Planos realiza maior evento do país sobre o tema

A Campanha Bicicleta nos Planos realizou o maior evento sobre bicicletas do Brasil, chamado de Bicicultura. Recife, capital de Pernambuco, recebeu a 1ª Oficina de Formação pela Bicicleta, com foco em Municípios da região Nordeste. A campanha tem o apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM) desde a XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorreu em 2016, quando distribuiu o guia de inclusão das bicicletas nos planos e recebeu a União de Ciclistas do Brasil (UCB) para a arena temática que envolveu o tema.

Com sete Estados representados e presença de ao menos 15 Municípios, a oficina objetivou gerar conhecimento e experiência no âmbito do planejamento, implantação e monitoramento de políticas de bicicleta, em conexão com outras políticas públicas urbanas. Além dos representantes governamentais, ela também teve o apoio de organizações e movimentos sociais e de empresas, e dos parceiros Ameciclo, Instituto da Cidade Pelópidas Silveira e Programa PedalaPE para sua realização.

O que foi feito
Durante o evento - que ocorreu nos dias 11 e 12 de setembro –, foram discutidos assuntos relativos às razões para se promover a bicicleta como parte da política de mobilidade urbana de um Município, avaliando os impactos ambientais e socioeconômicos que podem ser reduzidos com a inclusão da bicicleta dentro das políticas públicas de forma integrada.

Como parte da experimentação prática, foi promovida a dinâmica Cidade ideal para a bicicleta, na qual os participantes puderam usar e abusar da imaginação para criar cidades amigas de quem pedala. Outra ferramenta apresentada foi a do planejamento participativo e implementação da bicicleta na cidade, tendo apontadas metodologias práticas de planejar e garantir participação na promoção do uso da bicicleta na cidade.

Um laboratório prático foi realizado no fechamento da oficina, por meio de uma visita técnica na cidade para experimentar e explorar as ferramentas propostas no módulo anterior, caminhos possíveis para trabalhar o tema em sua cidade e os desafios, problemas e potenciais soluções para se promover a mobilidade urbana por bicicleta.

A troca de conhecimento entre os diversos atores do poder público e sociedade civil foi reforçado por exemplos práticos de outros Municípios que já incluíram a bicicleta no Plano.

Próximo evento
O Bike Anjo e a União de Ciclistas do Brasil (UCB), por meio da campanha Bicicleta nos Planos, estão organizando a Oficina de Formação pela Bicicleta, gratuita, em cada região do país, sendo a segunda, a região Sul, em Florianópois (SC), nos dias 25 e 26 de novembro.

Acesse aqui o link da inscrição

Acesse aqui o link do Guia sobre Bicicleta nos Planos


Notícias relacionadas