Home / Comunicação / Cerca de 1,5 milhão de estudantes irão fazer as provas do Encceja no próximo domingo em 564 Municípios

Notícias

14/11/2017

Compartilhe esta notícia:

Cerca de 1,5 milhão de estudantes irão fazer as provas do Encceja no próximo domingo em 564 Municípios

Mais de 1,5 milhões de estudantes que não concluíram os estudos na idade correta irão prestar no próximo domingo, 19 de novembro, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017. A avaliação é necessária para obter o certificado ou a declaração de proficiência. O Encceja abrange 564 Municípios distribuídos em todos os estados do País.

Para isso, o participante deve fazer, no mínimo, 100 dos 200 pontos possíveis em cada uma das áreas de conhecimento. O exame aborda conhecimentos de disciplinas como língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física, para candidatos do ensino fundamental; e linguagens e códigos e suas tecnologias, para ensino médio, é preciso obter, também, a proficiência em redação.

As provas serão realizadas em dois turnos. No matutino, os portões serão abertos às 8h e fechados às 8h45. Os exames – ciências naturais, história e geografia, para ensino fundamental; e ciências da natureza e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias, para ensino médio – terão início às 9h e serão encerrados às 13h.

No turno da tarde, os portões abrirão às 14h e fecharão às 15h15. As provas começam às 15h30 e vão até as 20h30. Para candidatos do ensino fundamental, os exames desse turno são de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, matemática e redação. Já os candidatos do ensino médio farão provas de linguagens e códigos e suas tecnologias; redação; e matemática e suas tecnologias. O horário a ser seguido é o oficial de Brasília.

Os locais de prova do Encceja 2017 já foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais  (Inep). Os candidatos podem ter acesso à informação por meio do site http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/loginParticipante.

Agência CNM, com informações do Ministério da Educação 


Notícias relacionadas