Home / Comunicação / CNM acompanha Município paulista em reunião junto ao Ministério do Turismo

Notícias

24/08/2017

Compartilhe está notícia:

CNM acompanha Município paulista em reunião junto ao Ministério do Turismo

As heranças do período de exploração da cana-de-açúcar ainda são visíveis em muitos pontos do país. Esse é o caso da região turística Lagos do Rio Grande, em São Paulo, que congrega 12 Municípios e ainda sente os impactos desse período em sua economia. Para fortalecer o potencial turístico da região, o prefeito de Igarapava, José Ricardo, participou de reunião com representante do Ministério em Brasília.

O encontro foi realizado na última terça-feira, 22 de agosto, e teve a presença da área técnica de Turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM). O objetivo era apresentar um panorama da cidade em busca de recursos para um empreendimento turístico que será construído no local.

A ideia é construir o Parque Ecoturístico Porto das Canoas. Como explicou o prefeito, Igarapava, assim como muitas cidades da região, teve sua economia baseada no plantio e exploração da cana de açúcar. Com a mecanização da colheita, muitos trabalhadores perderam emprego, o que prejudicou a economia do Município.

Potencial existente
Para combater os efeitos negativos, o gestor pretende utilizar de recursos naturais que a cidade já possui. “Nós estamos a quatro ou cinco quilômetros do Rio Grande, que é um dos maiores rios do país. Isso já confere um potencial turístico grande, mas além do rio, nós temos outros atrativos como cachoeiras e acervos históricos”, revelou.

Dentre as heranças históricas, ele pontuou a Fundação Sinhá Junqueira. O vilarejo foi palco da primeira usina de açúcar e álcool da América Latina. Segundo Ricardo, o Parque Ecoturístico Porto das Canoas irá estimular o turismo como forma de incrementar a economia local. Contudo, ele visualiza que a iniciativa vai beneficiar toda a região turística Lagos do Rio Grande, que está inserida no Mapa do Turismo Brasileiro.

Vitória municipalista
Ao final da reunião, o assessor parlamentar do Ministério do Turismo, Luiz Vannucci, trouxe a boa notícia. Igarapava deverá receber apoio federal para implementação do parque. A Confederação enaltece o trabalho da cidade em fortalecer o turismo da região e estimula outros gestores municipais para que vejam no setor, especialmente no período de escassez de recursos, uma forma de também movimentar a economia local.


Notícias relacionadas