Home / Comunicação / CNM apresenta projeto dos ODS durante a Conferência em Bruxelas

Notícias

21/07/2017

Compartilhe esta notícia:

CNM apresenta projeto dos ODS durante a Conferência em Bruxelas

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou nos dias 10 e 11 de julho da Conferência denominada 5º Assises da cooperação descentralizada – Regiões e Cidades pelo Desenvolvimento, em Bruxelas, na Bélgica. O evento teve como objetivo contribuir na integração mais fortemente dos governos locais na agenda da política europeia de cooperação do desenvolvimento.

A entidade foi representada pela assessora internacional da entidade Tatiane de Jesus. Ela apresentou o projeto Localizando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos Municípios brasileiros durante o painel sobre os ODS que fez parte da programação do evento. Nesse contexto, foram destacadas as ferramentas desenvolvidas no âmbito dessa ação da CNM, incluindo a Mandala de Desempenho Municipal, que auxilia os Municípios brasileiros a monitorarem a implementação dos ODS.

Também foi abordado no painel o Guia de Integração dos ODS nos Municípios. Ele traz uma rota de trabalho para que gestores municipais possam promover essa nova agenda de desenvolvimento no planejamento local. No mesmo painel, ainda foram compartilhadas experiências de Municípios e organizações de outras regiões.

A vice-prefeita do Município de Ghent, na Bélgica, Tiny Heise, deu detalhes de como a prefeitura está promovendo campanhas para envolver a população em metas dos ODS e como é feita a comunicação dos programas e ações municipais vinculados a esses objetivos. Já a representante da prefeitura de Bremen, na Alemanha, Ulrike Hiller, apresentou como são feitas as cooperações com a cidade de Durban na África do Sul para a implementação dos ODS.

Cooperação internacional
Durante o evento, palestrantes e participantes trocaram experiências sobre como a cooperação internacional pode fortalecer a gestão local. Os principais temas tratados foram o desenvolvimento territorial, ODS, educação para o desenvolvimento, mudanças climáticas e energia, migrações e segurança alimentar.

O representante do Departamento de Cooperação Internacional da Comissão Europeia, Klaus Rudischhauser, reforçou o compromisso europeu para fortalecer as relações com os governos locais nos diferentes continentes. Por fim, a Secretária Geral da organização de governos locais da Ásia e do Pacífico, Bernadia Tjandredewi, reforçou a importância de garantir a perspectiva das mulheres na construção de políticas públicas locais e de fortalecer a atuação das autoridades locais na implementação dos ODS.


Notícias relacionadas