Home / Comunicação / CNM compõe mesa em lançamento de programa para mulheres rurais

Notícias

23/03/2017

Compartilhe esta notícia:

CNM compõe mesa em lançamento de programa para mulheres rurais

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou na manhã desta quinta-feira, 23 de março, do lançamento da campanha #MulheresRurais, Mulheres com Direito, promovida pela Food and agriculture Organization of the United Nations (FAO). A Confederação teve assento na mesa de gestores no evento, representada pela consultora da área técnica de Internacional, Denise Messias.

A campanha, que seguirá até novembro e no Brasil é gerenciada pela Secretaria Especial de Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Sead) da Casa Civil da Presidência da República, tem como objetivo principal dar visibilidade às mulheres rurais e ao trabalho que realizam para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável. A maior parte do território nacional abrange área rural e grande parte dos Municípios têm na atividade agrícola o maior fomentador da economia local, emprego e renda, com participação ativa das mulheres neste setor.

Desta forma, a CNM, como maior entidade municipalista da América-Latina, compareceu ao evento representando os 5.568 Municípios brasileiros. Na ocasião, cinco trabalhadoras, uma de cada região do País, receberam placas em homenagem pela representatividade feminina no campo. A Confederação entregou a placa à trabalhadora agrícola que representava o Sudeste, oriunda do Município de Santa Maria do Jetibá (ES). 

O Secretário especial da Sead, José Ricardo Roseno, fez considerações à importância dos trabalhos realizados pela CNM, que valorizam o empoderamento e a representatividade das mulheres em área rural. “A Confederação tem uma cadeira no Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (Condraf). Lá, nós discutimos a importância da participação dos Municípios e das mulheres nestas questões. Para nós a participação da CNM nesses debates é muito importante”, afirma.

XX Marcha
Em conversas reservadas com gestores, a Confederação os convidou para a XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, de 15 a 18 de maio, pois considera importante a participação de órgãos internacionais e sociedade civil presentes na discussão e defesa das pautas municipalistas que, certamente, abrangem a valorização e os direitos da mulher trabalhadora rural. Na XX Marcha, a CNM lançará o Movimento Mulheres Municipalistas, que valoriza o trabalho das lideranças femininas na gestão pública municipal, bem como em toda a esfera política do país.IMG 0767

Dentre outras autoridades, foram convidados para o maior evento municipalista do mundo em número de autoridades, o representante no Brasil da FAO, Alan Bojanic (foto, à direita) e o secretário técnico da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar (Reaf), Lautaro Viscay.

Clique aqui para fazer sua inscrição na XX Marcha e ver mais informações.



Notícias relacionadas