Home / Comunicação / CNM debate mecanismos de aprimoramento para a gestão territorial em evento do IBGE

Notícias

13/12/2016

Compartilhe esta notícia:

CNM debate mecanismos de aprimoramento para a gestão territorial em evento do IBGE

Além de economistas, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) enviou a técnica da área de Planejamento Territorial e geógrafa, Karla França, a 3.ª Conferência Nacional de Produtores e Usuários de Informações Estatísticas, Geográficas e Ambientais (Infoplan). O evento foi promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O evento aconteceu na semana passada, entre os dias 5 e 9 de dezembro, no Rio de Janeiro (RJ), com o tema central Coordenação para o Planejamento. A conferência avaliou a produção, a disseminação e a utilização de informações de natureza estatística e geográficas. Além disso, criou estratégias para aperfeiçoar os métodos para a realização do Censo 2020 – contagem populacional.

Na mesa que debatia sobre Compartilhamento de dados municipais para a gestão territorial, a técnica explicou que a gestão do território é multidisciplinar e se fragmenta segundo diferentes áreas de conhecimento e da política pública que tanto influenciam a organização administrativa e direcionamento de recursos e priorização de programas de infraestrutura urbana. Segundo a geógrafa, desse modo, o compartilhamento da gestão do território para o cumprimento do Estatuto da Metrópole exigirá também uma integração horizontal, entre linhas de atuação e temas mesmo em uma mesma área, além de recursos da União para apoiar Estados e Municípios.

A técnica da CNM aproveitou a oportunidade para reiterar que maioria dos Municípios integrantes de regiões metropolitanas são de pequeno porte, sendo necessário o fortalecimento da capacidade institucional e financeira desses Municípios para o enfrentamento da questão metropolitana. Por fim, a especialista destacou que a Confederação defende políticas públicas de desenvolvimento urbano que atenda às diversas estruturas de Municípios e de seus arranjos espaciais, por exemplo, de metropolitanas, de desenvolvimento, de integração.

Leia também: Confederação participa de evento sobre informações estatísticas do IBGE 

 



Notícias relacionadas