Home / Comunicação / CNM divulga complemento da programação da Roda de Conhecimento; inscrições gratuitas

Notícias

10/08/2017

Compartilhe esta notícia:

CNM divulga complemento da programação da Roda de Conhecimento; inscrições gratuitas

Foi divulgada nesta quinta-feira, 10 de agosto, o restante da programação deste mês da Roda de Conhecimento. O evento ocorre na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília, às quintas-feiras e na primeira segunda-feira de cada mês. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio do site da entidade.

Na próxima quinta-feira, 17 de agosto, o consultor de saúde da CNM, Denilson Magalhães, vai estar disponível para orientar e esclarecer dúvidas dos gestores referentes à Estruturação dos serviços de saúde no âmbito municipal. No mesmo dia, os participantes também terão a oportunidade de debater a gestão municipal de praias urbanas, palestra que será ministrada pela técnica de Habitação e Planejamento Territorial, Karla França.

A última palestra do dia terá como tema Consórcios públicos intermunicipais: como a CNM pode ajudar? Na ocasião, a consultora Joanni Henrichs vai apresentar as recentes publicações da entidade sobre o assunto. 

Outros temas

A Previdência Social abre a programação do dia 24 de agosto. O consultor da CNM, Sérgio Aureliano, e o técnico de Previdência da entidade, Fernando Benício, explicam sobre a importância em aderir ao parcelamento especial da Portaria 333/2017 publicada pelo Ministério da Fazenda. Os participantes ainda irão receber orientações ao modelo de projeto de lei do parcelamento especial.

A área de Defesa Civil vai dar continuidade a programação com orientações referentes aos procedimentos e critérios que devem ser adotados em caso de decretação de situação de emergência e de estado de calamidade pública. O técnico de Proteção e Defesa Civil da Confederação, Johnny Amorim, vai ministrar essa palestra.

Os sete anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) fecha a programação. As técnicas de Meio Ambiente e Saneamento da CNM, Liciana Peixoto e Cláudia Lins irão abordar os desafios, conceitos, boas práticas e recursos do PNRS.

Encerramento

A última edição da Roda de Conhecimento do mês de agosto vai abordar com os participantes assuntos das áreas de Finanças, Turismo e Cultura no dia 31. A Lei do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) será o assunto a ser tratado com os participantes. Na oportunidade, a técnica Thalyta Alves explanará sobre a necessidade de adequação da lei municipal, revogações e prazos.

Em seguida, a criação e o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Turismo será o assunto discutido com os participantes pela técnica de Turismo da CNM, Marta Feitosa. Ela vai detalhar as responsabilidades, composição, importância e estratégias desses conselhos. Finalizando a Roda de Conhecimento de agosto, os gestores irão discutir a elaboração de planos municipais de cultura. Esse tema será abordado pela técnica de Cultura, Ana Clarissa Fernandes. Ela vai apresentar uma metodologia para auxiliar na criação dos planos.

Clique aqui para conferir a programação na íntegra e confirmar a sua participação. 


Notícias relacionadas