Home / Comunicação / CNM e comitiva gaúcha pedem liberação de recursos para estimular o Turismo das Missões

Notícias

10/08/2017

Compartilhe esta notícia:

CNM e comitiva gaúcha pedem liberação de recursos para estimular o Turismo das Missões

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) e uma comitiva gaúcha de gestores e secretários de cidades gaúcha da região das Missões estiveram reunidos com o diretor da Secretaria Nacional de Estruturação do Ministério do Turismo, Rogério Cóser, e o coordenador Geral de Planejamento Territorial do Turismo, Eduardo Claudio Madeira, na tarde da quarta-feira, 9 de agosto. O encontro foi mais uma iniciativa do movimento municipalista que solicitou o apoio da Pasta para que haja celeridade na liberação de recursos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Os recursos solicitados pelos Municípios por meio de financiamentos serão investidos em iniciativas que possam estimular o Turismo na região das Missões. Mais cedo, o ministro do Turismo, Marx Beltrão, assinou a carta de adesão ao processo com o pedido ao BID. Após esse ato, está prevista a formação de um grupo de trabalho responsável por analisar os projetos que serão apresentados aos Municípios.

Os projetos precisam ser aprovados. Todas essas etapas seriam realizadas em parceria com o Ministério do Turismo. A previsão é de que, se aprovado, a execução das propostas apresentadas pelos Municípios comece em um prazo de 18 meses.

Parcerias internacionais

Durante a reunião, foi questionada a possibilidade de uma parceria do Brasil com a Argentina na apresentação e execução de projetos que beneficiem o Turismo nos dois países. Nesse caso, as nações sul-americanas receberiam os recursos para que fossem aplicados de forma conjunta e estimularia o Turismo na região das Missões que também abrange a nação platina.

Uma sugestão levantada na reunião que seria realizada com esses investimentos foi a construção de uma ponte que integraria as cidades da região das missões. Outras reuniões devem ser agendadas posteriormente. Participaram da reunião o prefeito de São Nicolau e diretor da Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões), Ricardo Klein; o secretário de desenvolvimento do Turismo e Mercosul de Porto Xavier, Ovídio Kaiser e o secretário de Turismo, Esporte, Lazer e Juventude, Osvaldir Souza.

Ainda estiveram no encontro o vice-prefeito de São Luiz Gonzaga, Mário Trindade; o prefeito de Pirapó, Auri Kochlann; o prefeito de Rolador, Paulo Rogério de Menezes Peixoto; e o secretário executivo da Detur/Funmissões, Marcos Mattos.   


Notícias relacionadas