Home / Comunicação / CNM informa: Garantia-Safra começa a ser liberado para 45 Municípios mineiros

Notícias

17/08/2016

Compartilhe está notícia:

CNM informa: Garantia-Safra começa a ser liberado para 45 Municípios mineiros

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa aos gestores municipais que o governo federal deu início aos pagamentos do Garantia-Safra aos agricultores familiares. Os beneficiários que serão contemplados são aqueles que foram aderidos ao programa da safra 2015/2016.

Cerca de 20 mil agricultores familiares de Municípios mineiros irão receber o pagamento da primeira parcela em agosto. A liberação do benefício foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 17 de agosto, por meio da Portaria 60 de 2016.

Os agricultores incorporados ao Garantia-Safra em 45 Municípios do Estado de Minas Gerais terão o benefício de R$ 850,00 pagos em cinco parcelas mensais de R$ 170,00.

Posição da CNM
A CNM destaca que somente de janeiro até o momento 1 mil Municípios tiveram a situação de emergência reconhecida pelo governo federal em decorrência da falta de chuva.

De modo comparativo, é possível estimar que, embora essencial para o desenvolvimento da agricultura familiar, o programa de auxílio aos agricultores ainda são insuficientes para suprir a demanda necessária.

Enquanto o Garantia-Safra chega a algumas dezenas de Municípos mineiros, milhares de outros Municípios pelo Brasil lutam para conseguir ajuda financeira e enfrentar período de escassez de chuva, situação climática que compromete bons resultados na agricultura.

Notícias relacionadas