Home / Comunicação / CNM lança série de matérias para apoiar o desenvolvimento do turismo gastronômico no Brasil

Notícias

30/08/2017

Compartilhe está notícia:

CNM lança série de matérias para apoiar o desenvolvimento do turismo gastronômico no Brasil

A gastronomia pode ser importante aliada como diferencial competitivo para o turismo. O turismo gastronômico atrai indivíduos que vão utilizar outros serviços e cria necessidade de infraestruturas complementares, se tornando importante para toda a indústria turística. Diante disso, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) lança uma série de cinco matérias que irão trazer receitas ilustrativas de cada região brasileira. O objetivo é auxiliar os Entes no desenvolvimento de ações voltadas à culinária.

Iniciando pelo Nordeste, pesquisa revelou que a gastronomia dos Estados nordestinos agradou cerca de 95% dos turistas estrangeiros que visitaram o país em 2016. A mais aclamada foi Porto Seguro (BA), com 96% de aprovação. Natal, Salvador e Recife ficaram na casa dos 95% e Fortaleza com 94,2%. O estudo é do Ministério do Turismo (Mtur). A receita da semana é a tradicional paçoca de carne seca com banana-da-terra.

De acordo com a pasta, a gastronomia cada vez mais vem se tornando um produto turístico. Conhecido como destino de sol e praia, o turismo na região nordeste não seria o mesmo sem o diferencial que a gastronomia típica traz. Frutos do mar, doces da terra, comidas fortes e temperadas são características da região.

Para a área de Turismo da CNM, a gastronomia como um produto turístico é uma das amostras culturais mais significativas, representando negócios, geração de emprego, renda, além de promover a troca de culturas e a identidade local.

Agência CNM, com informações do MTur


Notícias relacionadas