Home / Comunicação / CNM participa de 49º Reunião do Conselho Nacional de Turismo

Notícias

21/08/2017

Compartilhe esta notícia:

CNM participa de 49º Reunião do Conselho Nacional de Turismo

Destacar a importância da participação da Confederação Nacional de Municípios (CNM) na mobilização dos Municípios para construção do novo Mapa do Turismo Brasileiro. Esse foi um dos escopos da entidade durante a 49ª reunião do Conselho Nacional de Turismo, no último dia 15 de agosto, em Brasília.

Com assento no Conselho desde sua criação, a CNM participa ativamente das reuniões que congregam as principais lideranças do setor de turismo. É nesse contexto que a área técnica de Turismo da CNM reforçou seu o trabalho junto ao Tribunal de Contadas da União (TCU) e ao Ministério do Turismo (MTur) para construção do Plano Nacional das Cidades Históricas e Patrimônio Mundial.

A CNM destacou ainda seu apoio à Política Nacional de Qualificação Profissional em Turismo e sugeriu que fosse feito um trabalho, liderado pela CNM, junto ao Congresso Nacional para destinação de recursos de emendas de bancada e de comissão para Governança das Regiões Turísticas do Brasil.

Pauta da reunião
Na pauta da reunião estavam os avanços conquistados com a reforma trabalhista, em especial o trabalho intermitente; a regulamentação da lei da gorjeta; o andamento das medidas do Plano “Brasil + Turismo” e outros informes importantes, como as ações de qualificação, fiscalização e eventos. A novidade do encontro ficou por conta da instalação de três câmaras temáticas para discussão da Política Nacional de Qualificação Profissional, do Plano Nacional de Turismo e do Turismo Responsável, das quais a CNM está inscrita e participará ativamente.

Câmaras temáticas
Inicialmente serão instaladas duas câmaras temáticas: a do Plano Nacional de Turismo e de Turismo Responsável, além da reativação da Câmara de Qualificação Profissional. Cada câmara contará com 15 membros representantes do Conselho. Os primeiros resultados dos trabalhos realizados pelos três grupos deverão ser apresentados durante a próxima reunião do Conselho, prevista para ser realizada em outubro deste ano.


Notícias relacionadas