Home / Comunicação / CNM participa de atividades da Organização Mundial em Madri

Notícias

25/04/2017

Compartilhe esta notícia:

CNM participa de atividades da Organização Mundial em Madri

Com o objetivo de apresentar a importância dos Municípios brasileiros no cenário internacional, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou de uma série de atividades na cidade de Madrid, na Espanha. Além disso, a CNM fortaleceu o papel da entidade e da Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações (Flacma). O secretário-geral da CNM, Eduardo Tabosa, foi quem representou a entidade nessas atividades, que aconteceram na semana passada.

Durante a Sessão do Bureau Executivo da Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), o secretário da CNM representou os governos locais brasileiros. Foram debatidas as estratégias da rede mundial até 2019, bem como parcerias, ações e eventos dessa organização de representação dos governos locais globalmente. Se destacaram temas como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o papel de cidades médias, da criação de “pontes” para o combate à violência e às guerras, entre outros.

Para a CNM, o debate esclareceu sobre a importância de atuar de forma estratégica para continuar fortalecendo os governos locais na construção e na implementação de agendas internacionais. Essas políticas tratam de temas que são de competência ou do interesse local.

A CNM também participou das reuniões da Comissão Estatutária e do Comitê Financeiro da CGLU, em representação da Flacma. Nesses âmbitos, foram debatidos temas sobre a sustentabilidade e a estrutura da organização mundial.

Reuniões paralelas
Foram realizadas uma extensa agenda de reuniões bilaterais com governos e organizações internacionais. Uma delas foi com o chefe de gabinete da prefeitura de Madri, representantes da Organização de Estados Iberoamericanos, da União Iberoamericana de Cidades Capitais, da Secretaria Geral Iberoamericana, Federação Espanhola de Municípios e Províncias (FEMP). Durante as reuniões, a CNM apoiou o estabelecimento de parcerias com organizações brasileiras e latino-americanas.

Tabosa apoiou ainda no diálogo entre o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, e o prefeito boliviano do Município de Sucre, Iván Arcienega, que também é vice-presidente da CGLU. Na ocasião, foi reforçado o engajamento da Flacma para trazer representantes de Municípios para o Congresso Internacional Municipalista, a ser organizado em Brasília durante a XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios – promovido pela CNM –, bem como para participar do 8º Fórum Mundial da Água. Nas duas ocasiões, governos locais latino-americanos e de outras partes do mundo virão à capital do Brasil para colaborar na construção de agendas internacionais do ponto de vista municipal.

Eventos paralelos
A CNM participou ainda do Fórum Mundial sobre Violências Urbanas e Educação para a Convivência e a Paz, organizado pela Prefeitura de Madri. O evento constituiu um espaço para debate entre governos locais, organismos internacionais e sociedade civil de todo o mundo sobre práticas para a promoção de cidades mais pacíficas em diferentes âmbitos.

Além disso, integrou também os debates sobre a Localização dos ODS, organizados pela CGLU e a Federação Espanhola. Temas como respeitos aos direitos humanos, promoção de alianças globais e intercâmbio de conhecimentos, participação de mulheres na política foram considerados como pontos importantes nesse processo.

Como uma das organizações que está mais avançada no processo de apoio aos Municípios para implementação dos ODS, a CNM se destaca em âmbito mundial por já está avançando nesse tema no Brasil.


Notícias relacionadas