Home / Comunicação / CNM participa de curso de formação sobre ODS na Bolívia

Notícias

24/07/2017

Compartilhe está notícia:

CNM participa de curso de formação sobre ODS na Bolívia

Durante o mês de junho, a CNM participou de sessão de formação sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), realizada em Cochabamba, na Bolívia. A oficina foi organizada pela Rede Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), em parceria com a Federação Latino-Americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma) e o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

O objetivo do curso foi abordar a transição entre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) para os ODS e, posteriormente, como introduzi-los na agenda local dos Municípios e territórios da região. Estiveram presentes representantes de governos locais de oito países da América Latina, além do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) Bolívia.

Ainda foi possível conhecer os desafios e avanços dos países na implementação dos ODS, também chamado de Agenda 2030. A ideia é que esses formadores possam realizar novas oficinas em seus países, replicando os conhecimentos e tornando possível o alcance desses objetivos e metas.

A sessão ocorreu como resultado da oficina Formação de Formadores para a Localização dos ODS, realizada em Barcelona, na Espanha, pela CGLU, que reuniu representantes de associações municipalistas do mundo todo que trabalham no âmbito da temática, incluindo a CNM.

Paralelo ao treinamento, a CNM também esteve presente no 2º Fórum Regional de Desenvolvimento Econômico Local. O evento foi uma preparação para a quarta edição do Fórum Global. O objetivo foi promover um diálogo sobre o desenvolvimento produtivo, que visa fortalecer uma parceria global entre as partes interessadas, promovendo a cooperação concreta local e nacional, além de incentivar políticas para a implementação das metas de desenvolvimento sustentável a nível local, nacional e regional.

Localizando os ODS no Brasil
A CNM já tem realizado ações para o alcance dos ODS. Destaca-se a realização do Seminário Agenda 2030: Estratégias para Localização dos ODS em Nível Municipal, quando 150 representantes de Municípios e de entidades que trabalham a temática se reuniram na sede da entidade em Brasília.

Acesse as publicações lançadas pela CNM sobre os ODS em nossa biblioteca online aqui


Notícias relacionadas