Home / Comunicação / CNM participa de evento sobre federalismo, a Agenda 2030 e os ODS

Notícias

24/07/2017

Compartilhe está notícia:

CNM participa de evento sobre federalismo, a Agenda 2030 e os ODS

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou da Oficina Federalismo, a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na quinta-feira, 20 de julho. A iniciativa foi idealizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com o Fórum das Federações, a Secretaria Nacional de Assuntos Federativos (SAF) e a Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal).

O consultor da CNM no projeto Localização dos ODS, Santiago Gallo, representou a entidade no evento. Gallo apresentou na mesa de debate “Planejamento e coordenação de políticas: experiências locais e setoriais”, o projeto Localizando os ODS nos Municípios brasileiros. Na oportunidade, foram destacadas as ferramentas desenvolvidas pela CNM, como a Mandala de Desempenho Municipal, que auxilia os Municípios brasileiros a monitorarem a implementação dos ODS.

Também foi abordado durante a Oficina o Guia de Integração dos ODS nos Municípios. A CNM explica que este Guia propõe passos para orientar o trabalho dos gestores municipais de modo a fomentar a implementação dos ODS em sua integralidade no planejamento e gestão local.  No mesmo painel, ainda foram compartilhadas experiências de Municípios e outras entidades de representação local.

Apoio da CNM
A Confederação reconhece a importância da oficina em debater a mobilização e implementação da Agenda 2030 a luz do federalismo brasileiro e reconhecendo o papel protagonista dos Municípios.

A entidade destaca que o Brasil foi um dos 44 países que se voluntariaram em apresentar os relatórios nacionais sobre a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Foro Político de Alto Nível que ocorreu na cidade de Nova York, nos Estados Unidos da América.

Publicações
A Confederação possui o projeto de Localização dos ODS, que tem por objetivo orientar os prefeitos sobre como aderirem ao movimento. A primeira fase contou com o lançamento da Mandala de Desenvolvimento Municipal e de dois guias. Os materiais técnicos podem ser acessados na biblioteca virtual da entidade.

Clique aqui e conheça as publicações

 


Notícias relacionadas