Home / Comunicação / CNM participa de fórum global sobre trabalho conjunto entre autoridades locais e sociedade civil

Notícias

11/10/2017

Compartilhe esta notícia:

CNM participa de fórum global sobre trabalho conjunto entre autoridades locais e sociedade civil

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou da reunião do Grupo de Trabalho Global do Foro Político de Desenvolvimento e do Encontro Multi-atores deste Foro para o Oriente Médio e o Sul do Mediterrâneo. As reuniões foram realizadas na cidade de Amman, na Jordânia, e visam debater e identificar formas de ampliar a colaboração entre esses agentes.

Os encontros tiveram como participantes representantes de autoridades locais e da sociedade civil de vários países além de representantes da União Europeia. Durante as reuniões, foram discutidos temas como o suporte da União Europeia para o desenvolvimento de agendas internacionais e como os agentes têm trabalhado nos processos de localização da Agenda 2030.

Na ocasião, a representante da CNM, Tatiane de Jesus, compartilhou os avanços realizados no Brasil e a estrutura de Comissão Nacional para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) existente no Brasil, que é formada por membros de governos nacionais, estaduais e municipais, bem como por organizações da sociedade civil e do setor privado. A CNM compõe o colegiado como representante dos Municípios.

Experiências

A CNM também deu detalhes da realização de intercâmbio de experiências sobre os ambientes propícios para o desenvolvimento e a participação dos governos municipais e da sociedade civil na construção de políticas. Esse tema é relevante para identificar os elementos que são necessários para esse tipo de ambiente. O fortalecimento de associações nacionais de Municípios aparece como um ponto importante e algo que se deve reforçar em diferentes países.

A lista de exemplos positivos também inclui a cooperação entre redes de representação dos Municípios e da sociedade civil, espaços de participação (incluindo práticas como o orçamento participativo que foi iniciado no Brasil e se difundiu pelo mundo inteiro), abertura de espaços para liderança de jovens, cooperação temática, comunicação de mensagens chave, transparência, dentre outros.

Grupo de Trabalho do Fórum Global

Por sua vez, a reunião do grupo de trabalho do Fórum Político de Desenvolvimento teve como foco a revisão de ações desse grupo e estabelecer a visão e objetivos para os próximos anos. Nesse processo, foi reforçado o papel do grupo como um espaço para fortalecer a capacidade de incidência conjunta de governos locais e da sociedade civil em fóruns e conferência de cooperação entre a União Europeia e as diferentes regiões do mundo.

Ficou decidido no encontro a elaboração de mais materiais para o intercâmbio de práticas exitosas e promover espaços de colaboração multi-atores em âmbitos não trabalhados ainda pelo foro, como em nível nacional e em regiões menores. Além disso, foi discutido o calendário de eventos do foro do próximo ano, entre eles, na Europa e na Ásia.

Ações da CNM

A CNM é considerada uma referência junto à União Europeia pelos exitosos projetos financiados pelo organismo internacional. Entre as ações promovidas pela entidade, está o trabalho conjunto entre governos e sociedade em Municípios e em microrregiões.

Além disso, a Confederação também busca a articulação com outras organizações em âmbito nacional. Dessa forma, a CNM se consolida como uma instituição que promove a cooperação entre autoridades locais e a sociedade civil nacional e internacional.


Notícias relacionadas