Home / Comunicação / CNM participa de reunião com ministros para discutir ajuda aos Municípios afetados pelas chuvas

Notícias

13/06/2017

Compartilhe esta notícia:

CNM participa de reunião com ministros para discutir ajuda aos Municípios afetados pelas chuvas

Em reunião com os ministros da Integração Nacional, Hélder Barbalho, e o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, lembrou que em 2016 o governo federal só liberou 12% dos valores empenhados pela União para auxiliar os Municípios afetados por intempéries. O encontro na sede da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) foi realizado para apresentar ao governo federal as reivindicações dos Municípios afetados pelas chuvas.

Entre os pedidos está o repasse de R$ 339 milhões da União para auxílio emergencial às cidades atingidas pela chuva. O presidente da Famurs, Luciano Pinto, pediu celeridade na definição de ações que auxiliem as cidades gaúchas afetadas pelas chuvas. “Queremos que o recurso seja liberado de forma imediata porque os Municípios não podem esperar”, cobrou o presidente da Famurs. Em resposta, Barbalho demonstrou que o governo federal tem monitorado a situação das cidades do Rio Grande do Sul que tiveram prejuízos decorrentes das chuvas das últimas semanas.

Entretanto, ele evitou fazer qualquer promessa. “Nós não viemos aqui fazer anúncio de números”, explicou. O ministro alegou que os técnicos da Integração Nacional ainda quantificam os prejuízos das cidades gaúchas. Também presente na reunião, o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, afirmou que o “presidente [Michel Temer] quer dar uma atenção especial ao Estado”. Segundo ele, a União vai facilitar a liberação do pagamento do Bolsa Família para as famílias que vivem nos Municípios com a situação de emergência homologada.   

Já a senadora Ana Amélia (PP-RS) reafirmou o apoio aos Municípios gaúchos. “Prefeitos, podem contar com a bancada gaúcha”, reiterou. Também participaram do encontro o vice-governador do Estado, José Paulo Cairoli, além de parlamentares, autoridades do executivo federal, estadual e gestores.

Agência CNM, com informações da Famurs


Notícias relacionadas