Home / Comunicação / CNM participa de reunião de câmara setorial sobre produção de caprinos e ovinos

Notícias

03/11/2017

Compartilhe esta notícia:

CNM participa de reunião de câmara setorial sobre produção de caprinos e ovinos

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou de reunião nesta quarta-feira, 1º de novembro, da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Caprinos e Ovinos do Ministério da Agricultura, espaço no qual os representantes do setor produtivo discutem temas para melhoria da cadeia da caprinocultura e ovinocultura.

A reunião iniciou com apresentação sobre implantação do Programa Agro+ do Ministério para a cadeia dos caprinos e ovinos, sendo destacadas as ações para desburocratização do processo de exportação com a redução de documentos. Um dos pontos destacados na reunião foi o aumento da responsabilidade das empresas sobre a qualidade dos seus produtos definida pelo Decreto 9.013/2017, o que reduz os encargos sobre o serviço de inspeção federal.

Em outro painel foi apresentado a atual situação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). Segundo o Ministério da Agricultura, atualmente dez Estados, 16 Municípios e três consórcios de Municípios conseguiram a equivalência ao sistema.

Os representantes dos produtores do Distrito Federal e Mato Grosso do Sul presentes cobraram a efetivação o Suasa por ser vital para formalização da cadeia produtiva dos caprinos e ovinos. Os produtores destacaram que atualmente mais de cinquenta por cento dos animais abatidos são de forma clandestina.

Os gestores municipais interessados em obter mais informação sobre a criação do Serviço de Inspeção Municipal, individualmente ou em consórcio, podem consultar na biblioteca da área técnica de desenvolvimento rural da Confederação, onde são disponibilizados diversos materiais de apoio.


Notícias relacionadas