Home / Comunicação / CNM participa de reunião na Câmara Setorial de Carne Bovina do Ministério da Agricultura

Notícias

26/04/2017

Compartilhe está notícia:

CNM participa de reunião na Câmara Setorial de Carne Bovina do Ministério da Agricultura

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou nesta terça-feira, 25 de abril, de uma reunião na Câmara Setorial de Carne Bovina do Ministério da Agricultura (Mapa). A CNM destaca que esse é um espaço no qual os representantes do setor produtivo discutem temas para melhoria da cadeia da carne bovina.

O Mapa apresentou as ações previstas para melhoria da qualidade dos status sanitário para a febre aftosa visando o reconhecimento internacional de pais livre da aftosa sem vacinação. Para atingir essa meta foi elaborado o Programa Nacional de Febre Aftosa (Pnefa) a ser aplicado durante os próximos dez anos.

A CNM explica que o Pnefa deve, a partir do reconhecimento de pais livre da aftosa com vacinação, iniciar gradativamente o processo de retirada da vacinação por blocos de regionais. Na visão da CNM, tal medida é importante para a produção municipal visando o acesso a novos países importadores, portanto os gestores locais devem participar do processo e conhecer o cronograma de retirada da vacinação.

O Mapa deve focar o programa nas ações de fortalecimento dos serviços veterinários estaduais e na prevenção do retorno da doença, tais ações demandarão uma forte participação do setor produtivo e articulação internacional

Outro ponto debatido na reunião, foi a situação da informação das guias de transito animal (GTA) enviadas pelos Estados através da plataforma de gestão agropecuária (PGA), que visam garantir o monitoramento do comercio de rebanho no território brasileiro. O controle de transito dos animais é uma das 16 operações previstas no programa.

Para saber mais sobre o PNEFA 2017-2016 acesse aqui

 


Notícias relacionadas