Home / Comunicação / CNM participa de seminário internacional de equidade de gênero

Notícias

07/06/2017

Compartilhe esta notícia:

CNM participa de seminário internacional de equidade de gênero

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) acompanhou, nos dias 5 e 6 de junho, a realização do Seminário Internacional Equidade de Gênero do Setor Público. O evento ocorreu em Brasília e contou com o apoio de organismos nacionais e internacionais, além do governo federal e das embaixadas da Suécia e Noruega.

O encontro proporcionou um espaço de debate acerca das dificuldades encontradas pelas mulheres para a inserção, a consolidação e o crescimento profissional no mercado de trabalho. Na ocasião, foram apresentados e discutidos entre o público exemplos de políticas de incentivo implementadas por países que já trabalham a temática.

O Brasil possui o terceiro menor índice no contexto da América Latina em relação à representatividade feminina no parlamento, atrás somente de Belize e Haiti. As Nações Unidas recomentam que ao menos 20% seja composto por mulheres, para que sejam discutidas com efetividade as questões relacionadas a gênero.

A Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) calcula que somente 5% das prefeituras mundiais sejam governadas por mulheres, sendo a média latino-americana de 12%. Os números de prefeitas eleitas nas últimas eleições brasileiras representam 12% dos cargos.

Durante a XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada de 15 a 18 de maio, a CNM foi pioneira no Brasil lançando o Movimento Mulheres Municipalistas (MMM). A iniciativa tem por objetivo incentivar a incidência política feminina em todo o Brasil.


Notícias relacionadas