Home / Comunicação / CNM participa de seminário sobre Gestão do Patrimônio Urbano Moderno

Notícias

23/08/2017

Compartilhe esta notícia:

CNM participa de seminário sobre Gestão do Patrimônio Urbano Moderno

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou do Seminário Internacional sobre Gestão do Patrimônio Urbano Moderno, entre os dias 21 e 22 de agosto, em Brasília. A iniciativa foi idealizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF).

O objetivo do Seminário foi debater os desafios da gestão urbana de cidades reconhecidas como patrimônio mundial à luz de experiências internacionais. Além de apresentar os desafios que a gestão pública enfrenta diante das transformações que as cidades reconhecidas como patrimônio mundial passam considerando o acelerado processo de urbanização, o processo de ocupação irregular ou informal, a construção de novos empreendimentos e a necessidade de equacionar a preservação dessas cidades face às necessidades da comunidade local

A CNM destaca que foram apresentadas as experiências da cidade de Brasília, Le Havre (França) e de Tel Aviv (Israel). Essas cidades são reconhecidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como patrimônio mundial.

Políticas integradas
Para a Confederação é fundamental avançar na integração de políticas de desenvolvimento urbano integradas aos instrumentos de conservação, preservação e gestão urbana, considerando o potencial turístico de fomento ao desenvolvimento local. Assim como questões específicas de fortalecimento da gestão participativa e valorização desses bens as futuras gerações.

A entidade lembra ainda que os mecanismos de fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo é uma das metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 (ODS) com a finalidade de tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Por isso, o debate e fomento a ações e estratégias que busque orientar e auxiliar o trabalho dos gestores municipais de modo a fomentar a implementação do ODS 11 em sua integralidade no planejamento e gestão local é de suma relevância para a temática de gestão do patrimônio urbano.

A Confederação reconhece a importância do Seminário em debater a gestão do patrimônio urbano moderno a luz das experiências nacionais e internacionais reconhecendo o papel protagonista dos governos locais.

Publicações da CNM
A Confederação possui o projeto de Localização dos ODS, que tem por objetivo orientar os prefeitos sobre como aderirem ao movimento. A primeira fase contou com o lançamento da Mandala de Desenvolvimento Municipal e de dois guias. Os materiais técnicos podem ser acessados na biblioteca virtual da entidade.

Clique aqui e conheça as publicações


Notícias relacionadas