Home / Comunicação / CNM promove seminário sobre Nova Agenda Urbana

Notícias

14/08/2017

Compartilhe esta notícia:

CNM promove seminário sobre Nova Agenda Urbana

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) promoverá o V Seminário de Política Urbana e Ambiental na próxima quarta-feira, 16 de agosto, a partir das 9 horas. O evento – realizado em parceria com o Conselho de Arquitetura do Brasil (CAU/BR) – acontecerá na sede da CNM, localizada no endereço SGAN Quadra 601 Módulo N, em Brasília. 

O escopo do encontro é debater as estratégias de mobilização para a implementação da Nova Agenda Urbana no Brasil, focando em estratégias e ferramentas que auxiliem os Municípios a incorporarem os princípios da Nova Agenda Urbana em suas políticas públicas.

Assim, a CNM pretende contribuir com estratégias de disseminação da Nova Agenda Urbana nos Municípios e na América Latina, em especial, nos Municípios de pequeno e médio porte.

Ações da CNM
A Confederação tem papel de destaque no Brasil na Agenda Habitat III, desde a colaboração na elaboração do relatório nacional do Brasil para a Habitat III como também representando os Municípios em fóruns, conselhos e grupos de trabalho para a implementação da Agenda no Brasil.

A entidade também tem elaborado material técnico com orientações para auxiliar os gestores locais sobre o que é a Nova Agenda Urbana e promovido eventos e encontros regionais para sensibilizar e apresentar oportunidades aos gestores no sentido de conhecerem e integrarem em suas políticas e planos de governos os princípios da Nova Agenda Urbana.

Destacam-se como ações recentes da CNM a inclusão do tema Nova Agenda Urbana no Diálogo Municipalista realizado este mês em Campo Grande (MS). O evento contou com a presença de prefeitos e gestores dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e o apoio em parceria com a Federação Latino-Americana de Cidades, Municípios e Associações Municipalistas (Flacma), para a elaboração do Plano de Ação Regional (PAR) para a implementação da Nova Agenda Urbana na América Latina.

O compromisso da CNM é que a Nova Agenda Urbana chegue ao nível local, sobretudo, nos pequenos e médios Municípios. Para a entidade, o V Seminário de Política Urbana e Ambiental, com a temática da Nova Agenda Urbana, é fundamental, uma vez que tem a finalidade de disseminar essa Agenda nos Municípios de pequeno e médio porte para que os gestores visualizem a Agenda como uma oportunidade de desenvolvimento econômico e social e alinhamento com as estratégias locais já em andamento.

O painel sobre a Nova Agenda Urbana vai contar com a participação de representante da Associação de Municípios, membros da diretoria da CNM e da Onu-Habitat.

Inscrições
O V Seminário é gratuito e com limite de vagas. A prioridade de inscrição é para prefeitos e gestores municipais.

Mais informações acesse aqui ou entre em contato através do email: habitacao@cnm.org.br.

 


Notícias relacionadas