Home / Comunicação / CNM recebe representantes do Movimento Nacional ODS Nós Podemos

Notícias

15/08/2017

Compartilhe está notícia:

CNM recebe representantes do Movimento Nacional ODS Nós Podemos

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) recebeu em sua sede representantes de 18 Estados do Movimento Nacional ODS Nós Podemos. A iniciativa atua na mobilização da sociedade para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Até 2016, o Movimento trabalhou para o alcance dos então Objetivos do Milênio (ODM). A reunião ocorreu na sexta-feira, 11 de agosto.

A entidade apresentou as ações que têm realizado no âmbito dos ODS. Na ocasião, eles expressaram o desejo de estabelecer uma parceria para que o Movimento e a CNM, representando os governos municipais, dialoguem e criem espaços de atuação entre a sociedade civil e o poder público para a formação de uma governança local que possibilite localizar os ODS. Os representantes também conheceram a nova sede da entidade, os projetos que estão em execução e as áreas técnicas.

A reunião ocorreu no âmbito do 5º Encontro do Movimento Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), onde foi discutido como os ODS e a Agenda 2030 podem colaborar na formulação de políticas públicas locais e regionais para o alcance do desenvolvimento sustentável, e onde também foi eleita a nova diretoria do Movimento.

Localização dos ODS
A entidade esteve representada no evento nacional da organização pelo diretor executivo, Gustavo Cezário, e o consultor da CNM e diretor do projeto de Localização dos ODS, Santiago Gallo. Eles foram convidados a palestrar durante o encontro. Na oportunidade, o Consultor divulgou os resultados do projeto e as ações que a CNM faz para fortalecer a participação do poder público na implementação dos ODS.

Cezario afirmou na ocasião que a formulação de políticas de longo prazo é fundamental ao cumprimento dos ODS, por meio do fortalecimento da governança institucional. “Estamos empenhados em fortalecer políticas de longo prazo, que é um enorme desafio no Brasil. Os ODS trazem esse planejamento. A CNM adotou os Objetivos como forma de orientar políticas para a municipalização dos ODS. E também dialogamos com movimentos como o Nós Podemos, que representa uma das maiores iniciativas de governança institucional para o alcance do desenvolvimento sustentável até 2030”, disse o diretor.


Notícias relacionadas