Home / Comunicação / CNM reforça a importância do engajamento de prefeitos para alcance da Agenda 2030

Notícias

06/11/2017

Compartilhe esta notícia:

CNM reforça a importância do engajamento de prefeitos para alcance da Agenda 2030

O 2º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e presidente da Associação de Municípios do Paraná (AMP), Marcel Micheletto, reafirmou o compromisso das 399 prefeituras do Estado com a Agenda 2030, os 17 Objetivos e as 169 metas de Desenvolvimento Sustentável, aprovados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“A adesão das Prefeituras é fundamental. As metas não podem ser atingidas sem a participação dos Municípios. O Paraná está sendo referência e protagonista mundial neste processo. Será o primeiro Estado brasileiro a ter a adesão total das prefeituras”, comentou Micheletto, que também é titular da CNM na Comissão Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O compromisso foi reafirmado por Micheletto durante apresentação das atividades das organizações que integram o Movimento ODS, na sede do Tribunal de Contas do Paraná, em Curitiba, à vice-diretora do Programa Cidades do Pacto Global da ONU, Elizabete Ryan.

Escritório do Programa Cidades do Pacto Global
Ainda na semana passada, Curitiba foi selecionada para abrigar o 1º Escritório Regional do Programa Cidades do Pacto Global da ONU, que será na sede da Copel. Na mesma solenidade, Micheletto assinou a adesão do seu município ao Termo de Compromisso e ao Termo de Adesão à Agenda 2030. “O pacto global tem, necessariamente, que passar pelas cidades pelos prefeitos, que estão próximos do povo. Vamos nos empenhar para provocar a sociedade a contribuir com este objetivo tão nobre que é a Agenda 2030”, disse o vice-presidente da CNM.

A AMP - que também assinou os documentos, em julho - é uma das parceiras do movimento e tem exercido papel crucial no esforço para garantir que todos os prefeitos do Estado assinem o Termo de Compromisso e o Termo de Adesão à Agenda 2030. A AMP e a CNM são parceiras do movimento e têm exercido papel crucial no esforço para garantir que todos os prefeitos do Estado assinem o Termo de Compromisso e o Termo de Adesão à Agenda 2030.

Diálogo Municipalista
Nos dias 8 e 9 de novembro, a CNM promoverá o Dialogo Municipalista em Natal (RN) que contará com uma sessão de capacitação também na temática dos ODS. Acesse aqui o site do evento para conhecer a programação. No encontro serão apresentados os resultados da primeira fase do projeto Localizando os ODS no Brasil, uma iniciativa da CNM em parceria com o ART PNUD, Na oportunidade será lançado, ainda, o site do projeto.

Municipalização dos ODS
A Confederação Nacional de Municípios valoriza e divulga este tipo de iniciativa, uma vez contribui para a implementação da Agenda 2030 no Brasil e nos Municípios. Por meio do Projeto Articulação de Redes Territoriais (ART), em parceria com o PNUD, a CNM tem contribuído para a municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.


Notícias relacionadas