Home / Comunicação / Com a chegada das férias de julho, CNM traz sugestão com 2175 Municípios Turísticos para conhecer

Notícias

05/07/2017

Compartilhe está notícia:

Com a chegada das férias de julho, CNM traz sugestão com 2175 Municípios Turísticos para conhecer

Chegou uma das épocas mais esperadas do ano: as férias de julho. Como é também período de férias escolares, muitas famílias aproveitam para dar uma pausa e viajar. O Brasil é repleto de destinos incríveis prontos para serem descobertos de acordo com o interesse do turista. E nada melhor do que partir para uma viagem em família.

Para apoiar os viajantes nessa escolha, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) traz a lista dos 2175 Municípios que estão do Mapa do Turismo Brasileiro, divididos em 291 roteiros turísticos de toda natureza, preço e interesses. Cabe alertar, no entanto, que, depois de escolher o destino dos sonhos – praia, montanha, frio ou sol –, é preciso tomar todos os cuidados para garantir que a experiência seja a mais proveitosa possível.

Pesquisa revelou que 80,3% dos futuros viajantes desejam desbravar os destinos nacionais e desfrutar de belos cenários naturais, rica gastronomia e manifestações culturais. Além disso, a intenção de viagem do brasileiro para os próximos meses atingiu 24,3%, crescimento de 8% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados constam do estudo Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, elaborado pelo Ministério do Turismo.

O estudo também revela que a Região Nordeste segue como a mais desejada por esses turistas, com 48% das preferências. Esse índice representa um crescimento de 23% no desejo de visitar os destinos do Nordeste. A Região Sul ficou em segundo lugar, com 25,3% das intenções de visita, seguida pelo Sudeste (19,2%), Centro-Oeste (4%) e Norte (3,5%).

Outros dados
Em relação aos meios de hospedagem, 46,3% dos brasileiros que manifestaram intenção de viajar desejam ficar em hotéis e pousadas durante a viagem dos próximos seis meses. A segunda opção mais desejada pelos viajantes foi a casa de parentes e amigos (42,5%). Depois, vêm os meios alternativos de hospedagem, que somaram 11,2% das preferências.

Outro destaque do levantamento revela que a intenção de viajar de avião nos próximos meses cresceu 9,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, registrando o índice de 56,8% das preferências dos potenciais turistas. O automóvel foi o segundo meio de transporte preferido para a próxima viagem, com o índice de 30,4%, seguido pelo ônibus, com 11,3%.

A Sondagem do Consumidor é realizada todos os meses em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Juntas, as sete capitais brasileiras monitoradas representam 70% do fluxo turístico do Brasil.

Desenvolvimento
Aproximadamente 60 milhões de brasileiros viajam pelo Brasil. No entanto, há ainda 70 milhões prontos para entrar nesse mercado. A CNM ressalta que o fortalecimento do turismo doméstico, em suas múltiplos formas – negócios, ecológico, esportivo, cultural, religioso – é um caminho que precisa ser explorado.

Para apoiar os gestores nesse sentido, a entidade disponibiliza materiais como cartilhas, notas técnicas e outras informações que podem ser acessadas no portal da Confederação. Entre essas, destacam-se as publicações Oportunidade para o Desenvolvimento Municipal e O Turismo como gerador de desenvolvimento.

Veja aqui a lista de Municípios


Notícias relacionadas