Home / Comunicação / Comitiva de vereadores amazonenses elogia programação específica

Notícias

13/09/2017

Compartilhe está notícia:

Comitiva de vereadores amazonenses elogia programação específica

As atividades do Diálogo Municipalista também buscaram aproximar a Confederação Nacional de Municípios (CNM) dos vereadores locais. Na programação paralela desta quarta-feira, 13 de setembro, a entidade incluiu uma palestra específica para falar sobre o papel desenvolvido pelo Poder Legislativo Local.

Quem conduziu a apresentação foi a consultora jurídica da CNM, Elena Garrido, que relembrou os vereadores amazonenses da importância de sua função. Ela falou sobre temas como o modelo federativo brasileiro, o controle interno, os limites orçamentários e outros vitais para o bom funcionamento das Câmaras de Vereadores.

Uma comitiva de gestores de Maraã (AM), cidade que fica a cerca de 900 quilômetros de Manaus, esteve presente nesse painel temático e relatou suas impressões. Para o vereador Manuel André, a palestra deu um direcionamento a respeito do que se pode ou não fazer.

“A doutora Elena nos ensinou como legislar, levando o conhecimento sobre a Constituição. E também sobre como nós podemos trabalhar para melhorar nosso próprio orçamento, abrindo caminhos para aliviar a crise”, disse entusiasmado.

Essa impressão positiva foi confirmada pelo vereador Adanilo de Freitas, que teceu elogios ao Diálogo Municipalista. “Eu acredito que esse evento foi muito importante porque os Municípios vêm sendo descriminados há muito tempo. Houve grandes conquistas, mas ainda queremos mais. Nós é que acompanhamos a situação do nosso Município, as dificuldades”.

Freitas mencionou que o aprendizado foi válido e pretende estar presente, sempre que possível, nos eventos seguintes. Outros cinco vereadores, também de Maraã, acompanharam o painel e marcaram presença no Diálogo Municipalista em Manaus.

Durante as sete cidades pelas quais já passou, a Confederação vem desenvolvendo um trabalho junto aos vereadores, por entender que eles fazem parte do movimento municipalista. 


Notícias relacionadas