Home / Comunicação / Confederação acompanha seminário sobre censo agropecuário na Câmara

Notícias

10/04/2018

Compartilhe esta notícia:

Confederação acompanha seminário sobre censo agropecuário na Câmara

A Frente Parlamentar Mista da Geografia, Estatística e Meio Agroambiental da Câmara dos Deputados promove seminário para apresentação de panorama atualizado do Censo Agro 2017 e perspectivas para o Censo Demográfico 2020. A Confederação Nacional de Municipais (CNM) acompanhará o evento, agendado para esta terça-feira, 10 de abril.

Coordenado pelo deputado Carlos Melles (DEM-MG), o seminário é promovido em parceira com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que faz a coleta dos dados. Durante audiência na Câmara em 2017, o órgão sinalizou que o censo completo levantaria informações de mais de 5 milhões de estabelecimentos rurais, com maior nível de precisão nas respostas e um menor custo.

Os recursos destinados ao censo foram reduzidos pelo governo. O levantamento detalhado custaria aproximadamente R$ 1,6 bilhão em três anos, e o Orçamento da União destinou apenas R$ 505 milhões para a tarefa – por meio de emenda parlamentar. Com isso, projeto reformulado do censo reduziu o tempo médio de entrevista e o número de recenseadores. Além disso, o período de coleta de dados, no aumentou de três para cinco meses.

A CNM tem acompanhado o avanço do censo a coleta de dados dos estabelecimentos rurais. A entidade lembra que o Censo Agro deve subsidiar a criação de uma nova pesquisa anual do IBGE: a Pesquisa Nacional por Amostra de Estabelecimentos Agropecuários. Dentre as informações coletadas destacam-se: a área, a produção, as características do pessoal ocupado, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos.

Com informações da Câmara


Notícias relacionadas