Home / Comunicação / Confederação e CAU promovem V Seminário Nacional de Política Urbana e Ambiental

Notícias

16/08/2017

Compartilhe esta notícia:

Confederação e CAU promovem V Seminário Nacional de Política Urbana e Ambiental

Construir cidades mais inclusivas e sustentáveis foi um dos escopos do V Seminário Nacional de Política Urbana e Ambiental. Na abertura do evento – na manhã desta quarta-feira, 16 de agosto – os representantes falaram dos desafios e de se construir cidades dentro das peculiaridades da Nova Agenda Urbana.

O evento, que acontece na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), é uma parceria entre o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e a entidade municipalista para estreitar a relação entre arquitetos e Municípios.

Com o tema: “Construção social da cidade no compromisso da Nova Agenda Urbana” a proposta do evento é desenvolver um debate entre profissionais de arquitetura e urbanismo, gestores públicos, representantes de entidades governamentais e da sociedade civil.

Neste sentido, na mesa de abertura estivem presentes a técnica da CNM da área de Planejamento Urbano, Karla França; o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro; a coordenadora da Comissão de Política Urbana e Ambiental do CAU/BR, Lana Jubé; o coordenador da Comissão de Política Profissional do CAU/BR, Sanderland Ribeiro; e a presidente do CAU/RN, Patricia Luz.

A representante da CNM agradeceu a pareceria com o CAU e destacou que “essa parceria é muito importante e fundamental para um bom desenvolvimento de nosso trabalho. A CNM agradece a participação de todos”.

Para o coordenador da Comissão de Política Profissional do CAU/BR, Sanderland Ribeiro, “o evento é um momento de troca com a CNM, além de uma oportunidade para entender como os Municípios devem ser tratados na questão do planejamento”.

“Nós temos que falar com os Municípios. Nós não construímos cidades sem saber as suas necessidades. Criar esse momento de diálogo é essencial e fazer isso aqui na casa dos Municípios é uma gratificação”, disse a coordenadora da Comissão de Política Urbana e Ambiental do CAU/BR, Lana Jubé.

De acordo com a presidente do CAU/RN, Patrícia Luz, “temos que pensar nas cidades para as pessoas. E esse é um momento em que nós arquitetos e urbanistas somos protagonistas e precisamos estar cada vez inseridos nesta missão”.

E por fim, fechando a mesa de abertura o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, destacou que “é muito gratificante ver essa proximidade entre nosso Conselho e essa entidade municipalista. Participar dessa abertura neste edifício que foi objeto de concurso público e que cumpre um dos compromissos com o Brasil, e com órgãos internacionais é uma grande alegria”.

Pinheiro ainda falou que “para se pensar em melhorias de espaços públicos é necessário que haja debates como este. Precisamos ajudar a contribuir com os prefeitos na realização de marcos legais, na realização de nossos discursos”.


Notícias relacionadas