Home / Comunicação / Conferação estreita parceria com Iphan nos preparativos para o evento de Cidades Históricas

Notícias

13/03/2017

Compartilhe esta notícia:

Conferação estreita parceria com Iphan nos preparativos para o evento de Cidades Históricas

Na tarde desta segunda-feira, 13 de março, a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bógea, esteve na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM). O diálogo, com o diretor da entidade, Gustavo Cezário, teve como pauta as ações de planejamento para o Encontro Brasileiro das Cidades Históricas.

Este ano marca a realização do terceiro evento, agendado para os dias 11 e 12 de abril, em Brasília. Mais uma vez, os representantes das cidades históricas brasileiras estarão reunidos com o intuito de debater ações conjuntas, além de formar redes de cooperação.

Como destaca a CNM, os centros históricos abrigam um significativo potencial para a geração de trabalho e renda aos Municípios brasileiros. Assim, esse grupo de cidades deve alinhar estratégias para preservar e promover o desenvolvimento local.

“Eu gostaria que os prefeito participassem ativamente desse encontro. E que não viessem sós; que trouxessem seus assessores, secretários de Cultura, Turismo, para que a gente tenha força política na construção dessas políticas públicas” disse Bógea, ao se referir a uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que determina que o governo federal elabore política nacional de gestão do patrimônio mundial da humanidade.

Ambas organizações estão acertando detalhes técnicos do Encontro Brasileiro de Cidades Históricas, que deve contar a presença de ministros e outras autoridades. É esperada também a presença de líderes da Caixa Econômica Federal e do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).

Sobre a Rede Cidades Históricas

O tema de cidades históricas e patrimônio mundial vem sendo acompanhado pela CNM há anos. Em 2014, a entidade realizou, pela primeira vez, a aproximação dos líderes municipais desse conjunto de cidades. O encontro aconteceu durante a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e obteve o apoio da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (ICBPM).

Saiba mais sobre o Encontro das Cidades Históricas aqui

 


Notícias relacionadas