Home / Comunicação / Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado nesta terça, 21

Notícias

21/03/2017

Compartilhe está notícia:

Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado nesta terça, 21

Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelo bem-estar, igualdade de direitos e inclusão dos portadores de Down na sociedade nesta terça-feira, 21 de março, é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down. A síndrome é caracterizada pela presença de 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população, a síndrome de Down ocorre no momento da concepção.

De acordo com a Rede do Movimento Down, pessoas com essa síndrome têm características típicas como olhos oblíquos, rosto arredondado, mãos menores com dedos mais curtos, prega palmar única e orelhas pequenas; além de estarem mais propensas a uma maior incidência de doenças, como a diminuição do tônus muscular responsável pela língua protusa, dificuldades motoras, atraso na articulação da fala e, em 50% dos casos, cardiopatias e problemas de vista.

Down
Oficialmente estabelecida em 2006 e amplamente divulgada, essa data tem por finalidade dar visibilidade ao tema, reduzindo a origem do preconceito, que é a falta de informação correta.

A Síndrome de Down foi descoberta em 1862 pelo médico britânico John Langdon Down e apesar de ainda estarmos em situação muito distante da ideal, nesse intervalo de 153 anos muitos foram os avanços no âmbito da ciência e da sociedade, de forma especial nas últimas três décadas.

Agência CNM, com informações da Rede do Movimento Down


Notícias relacionadas