Home / Comunicação / Dia Nacional do Turismo é comemorado hoje, CNM reitera necessidade de mais investimentos no setor

Notícias

08/05/2017

Compartilhe está notícia:

Dia Nacional do Turismo é comemorado hoje, CNM reitera necessidade de mais investimentos no setor

Nesta segunda-feira, 8 de maio, é celebrado o Dia Nacional do Turismo. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) parabeniza os Entes e lembra que a data é especial para os Municípios turísticos. O Turismo no Brasil é responsável por 3,7% do Produto Interno Bruto (PIB) e pela geração de 7,3 milhões de empregos diretos e indiretos. 

A escolha da data foi oficializada em 2012, por meio da Lei 12.625/2012. Ela faz referência ao dia 8 de maio de 1916, quando o Estado do Paraná solicitou que as terras junto às Cataratas do Iguaçu fossem desapropriadas e declaradas de utilidade pública para a criação de um parque, o que resultou na origem do Parque Nacional do Iguaçu.

Um levantamento feito pelo Fórum Econômico Mundial, aponta que o país ocupa a 10ª posição na economia turística do mundo. Apesar disso, a CNM lembra que o Brasil precisa avançar nas políticas públicas e em ações efetivas que possam impulsionar a atividade turística nos Municípios brasileiros. 

Perspectivas

Uma pesquisa anual de conjuntura econômica do Turismo feita pelo Ministério do Turismo identificou que o mercado está otimista para este ano. Na ocasião, quase 90% dos entrevistados informaram que irão investir em seus negócios ações relacionadas ao Turismo.

O destaque do levantamento ficou para os segmentos de transporte aéreo, locadoras de automóveis e operadoras de turismo. Nesses setores, a realização de investimento foi confirmada por 100% dos entrevistados. A expectativa também é elevada nas áreas de meios de hospedagem (94%), promotora de feiras (82%) e agência de viagens (82%). 

Já para 81% do mercado pesquisado, a expectativa é de crescimento, amparado pela perspectiva de retomada do crescimento econômico e aumento no número de brasileiros viajando pelo Brasil. A pesquisa foi feita com representantes das 80 maiores empresas de turismo do país. 

Agência CNM, com informações do Ministério do Turismo


Notícias relacionadas