Home / Comunicação / Economia da Cultura: abertas inscrições para curso de capacitação sobre o setor de jogos eletrônicos

Notícias

07/05/2018

Compartilhe esta notícia:

Economia da Cultura: abertas inscrições para curso de capacitação sobre o setor de jogos eletrônicos

Estão abertas inscrições para o curso Intercionalização no setor de games, que tem como objetivo capacitar os desenvolvedores de games. O curso é gratuito e ofertado pelo Ministério da Cultura (MinC), a Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames) e o Núcleo de Estudos em Economia Criativa e da Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NECCULT-UFRGS).

O curso de modalidade de educação à distância (EaD) é composto por quatro módulos e possui uma carga horária total de 30 horas. São abordados os aspectos mais gerais da internacionalização, seguido de apresentação das oportunidades e dos desafios para internacionalização através da Apex-Brasil e do Projeto BGD. Também é tratada a questão das legendas nos games. São apresentados aprendizados e oportunidades oriundos da China, da Suíça e dos programas de aceleração internacionais. Por fim, apresenta-se o cenário latino-americano, seu mercado e casos bem-sucedidos.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) ressalta que, apesar de a iniciativa não ser direcionada para os Municípios, as prefeituras podem divulgar a mesma junto à sua população, haja vista fomentar a cadeia produtiva do audiovisual e, em específico, a cadeia produtiva da indústria de games no âmbito local, o que, consequentemente, também potencializa a geração de emprego e renda e a arrecadação municipal de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) e Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS).

Nesse sentido, destaca-se que, de acordo com o MinC, o faturamento do setor de games no Brasil, em 2017, foi de R$ 1,3 bilhão. A maioria das empresas de games se encontram nas regiões Sudeste e Sul, sendo São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro os Estados que concentram a maior parte dos desenvolvedores de games. Além disso, 50% dessas empresas já passaram de três anos de funcionamento e mais de 70% delas tem até cinco colaboradores.

Ao final do curso, os participantes receberão certificado. Além desse curso, já estão disponibilizados os cursos “Setor de games: panoramas, carreiras e oportunidade” e “O setor de games no Brasil: dicas e desafios para empreendedores”. Para fazer a inscrição, basta clicar aqui.


Notícias relacionadas