Home / Comunicação / Evento chama atenção para fortalecimento do papel do Turismólogo nos Municípios

Notícias

09/05/2018

Compartilhe esta notícia:

Evento chama atenção para fortalecimento do papel do Turismólogo nos Municípios

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou de evento promovido pela Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo em comemoração ao Dia Nacional do Turismo. Na oportunidade, a técnica da área de turismo da CNM, Marta Feitosa, palestrou aos participantes sobre a importância do turismólogo ao assumir a gestão do turismo nos Municípios. “Foi um evento riquíssimo, quando foram tratadas as ações para o fortalecimento da profissão junto aos Municípios e Estados brasileiros”, completou a técnica.

Realizado nesta terça-feira, 8 de maio, o evento reuniu lideranças do turismo nacional, deputados e senadores. Estiveram presentes também o presidente da ABBTur Nacional, Elzário Júnior, o secretário de Turismo do Distrito Federal, Jaime Recena, além da senadora Fátima Bezerra (PT/RN) e a deputada federal Érika Kokay (PT/DF).

Embratur tem nova presidente
Ainda no Dia Nacional de Turismo, a nova presidente da Embratur, Tete Bezerra, assumiu a presidência em cerimônia na sede da autarquia em Brasília. Entre os discursos, o tema que mais se destacou foi a necessidade de reformas no turismo para alavancar a imagem do Brasil no exterior.

Na oportunidade, o ministro do Turismo Vinicius Lummertz lembrou de diversos projetos que estão em andamento com o Ministério e que visam estruturar os destinos brasileiros, tendo como previsão de financiamento de cerca de R$ 5 bilhões para Estados, Municípios e iniciativa privada.

Dia Nacional do Turismo
Criado em 2012, o Dia Nacional do Turismo chama a atenção para a importância do setor para a economia do país. Dados divulgados pelo Conselho Mundial de Viagens em Turismo, mostram que, em 2017, o setor foi responsável pela injeção de US$ 163 bilhões no Brasil, o equivalente a 7,9% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. O valor apresenta um aumento de 7% em comparação ao ano de 2016.

O setor é responsável por 7 milhões de postos de trabalhos, sendo o 6º com maior número absoluto de empregos diretos, indiretos e induzidos gerados pelo setor, bem à frente das médias latino-americana (830 mil) e mundial (2,34 milhões).


Notícias relacionadas