Home / Comunicação / Feriado nesta quarta-feira reduz ritmo das votações no Congresso Nacional

Notícias

13/11/2017

Compartilhe esta notícia:

Feriado nesta quarta-feira reduz ritmo das votações no Congresso Nacional

O feriado da Proclamação da República, celebrado no dia 15 de novembro, cai na quarta-feira desta semana, dia que costuma ser de intenso trabalho e votações nas Casas Legislativas. O dia de folga resultará em redução do ritmo de trabalho no Congresso Nacional, uma vez que todas as atividades ficarão praticamente paralisadas durante esta semana.

No plenário da Câmara, onde geralmente há sessões entre terça e quinta, foram marcadas somente sessões de debates, nas quais não há votações, somente discursos de deputados. Nesses casos, os parlamentares não têm desconto no salário se faltarem. Nas comissões temáticas, sequer há sessões convocadas.

Na semana passada, os deputados fizeram o chamado esforço conjunto para aprovar o pacote de projetos com temas relacionados à segurança pública. Com isso, houve sessão de segunda à sexta-feira. O acordo entre os líderes partidários e o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), seria que, com a mobilização, deputados estariam liberados nesta semana de feriado.

A próxima sessão deliberativa na Câmara deve acontecer somente na próxima terça, 21 de novembro. Os deputados deverão retomar a votação de propostas do pacote de segurança pública.

Senado
Prevendo que o movimento nesta semana será fraco, em razão do feriado, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), marcou somente uma sessão, para esta terça-feira, 14 de novembro, na qual deverão ser votados projetos menos polêmicos. Um dos projetos, por exemplo, vincula parte da arrecadação com impostos federais incidentes sobre derivados do tabaco ao Fundo Nacional de Saúde (FNS).

Agência CNM, com informações do G1


Notícias relacionadas