Home / Comunicação / Fórum Urbano Mundial debaterá implementação da Nova Agenda Urbana

Notícias

24/08/2017

Compartilhe esta notícia:

Fórum Urbano Mundial debaterá implementação da Nova Agenda Urbana

O Fórum Urbano Mundial, promovido pela Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (UN-Habitat), tem o escopo de debater as questões urbanas globais. A 9ª edição – a ser realizada entre os dias 7 e 13 de fevereiro de 2018 – será realizado em Kuala Lumpur, na Malásia, e terá como tema principal a implementação da Nova Agenda Urbana.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) lembra que a Nova Agenda Urbana foi aprovada na 3ª Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável, realizada em Quito, no Equador, em outubro de 2016.

A CNM explica que, pela primeira vez na história, mais da metade da população mundial está residindo nas cidades. Para a entidade, os Municípios, se bem planejados e gerenciados, se tornarão a principal ferramenta para o desenvolvimento sustentável e terão o potencial de ser uma solução para muitos dos desafios que nosso planeta enfrenta hoje.

Nova Agenda Urbana
O objetivo da Nova Agenda Urbana é estabelecer uma visão comum e padrões globais para o desenvolvimento urbano nas próximas décadas e oferecer uma mudança de paradigma na forma como pensamos, construímos e gerenciamos as cidades. Em especial, o acesso à moradia adequada e o direito à cidade e, também projetar ferramentas de planejamento urbano sustentáveis em setores estratégicos, como planejamento urbano, políticas de moradia, legislação urbana, desenho urbano e serviços urbanos.

A Confederação acredita que o evento colocará em evidência debates sobre os principais temas urbanos mundiais e as metas para a implementação da Nova Agenda Urbana.

Para a área técnica de Planejamento Territorial da CNM, a participação dos governos locais latino-americanos é fundamental na sensibilização e implementação da Nova Agenda Urbana. A entidade tem trabalhado na articulação e na disseminação da Nova Agenda aderente a realidade da América Latina.

Saiba mais sobre o Fórum aqui

Conheça a Nova Agenda Urbana


Notícias relacionadas