Home / Comunicação / Foz do Iguaçu (PR) sedia Diálogo Municipalista e 4º Encontro das Cidades Históricas Turísticas

Notícias

03/11/2017

Compartilhe esta notícia:

Foz do Iguaçu (PR) sedia Diálogo Municipalista e 4º Encontro das Cidades Históricas Turísticas

Em destaque no cenário turístico nacional e internacional, a fascinante cidade de Foz do Iguaçu (PR) sediará a 4º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial. Juntamente com o Diálogo Municipalista, voltado para o Executivo e o Legislativo municipal, o evento será entre os dias 27 e 30 de novembro. Os gestores interessados já podem promover inscrição on-line para garantir participação na agenda.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) promove a iniciativa em parceria com a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), com o apoio institucional da Prefeitura de Foz do Iguaçu e com apoio financeiro da Caixa Econômica Federal. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) também são entidades apoiadoras do evento.

“Os Municípios podem trabalhar ativamente, de forma direcionada, para o desenvolvimento e crescimento regional, através do Turismo, principalmente aquelas localidades que já contam com recolhimento de patrimônio”, disse o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. Para ele, diante do atual cenário econômico, é fundamental desenvolver políticas e mecanismos que venham a promover riqueza, emprego e renda.

Destaque
Segundo reforça a Confederação, as Cidades Históricas, Turísticas e os Sítios do Patrimônio, Mundial Natural e Cultural no Brasil desempenham papel de destaque na dinamização econômica, social, cultural e turística de uma localidade. Nesse entendimento, o evento tem objetivo primordial de dar continuidade às ações para construção do Plano Nacional de Gestão do Patrimônio Mundial e o desenvolvimento das cidades históricas turísticas.

Diferentemente dos demais Diálogos, a programação será diferenciada para priorizar as discussões com foco nos temas afeitos a essas localidades. Além das plenárias comuns, que abordam a pauta política prioritária, as obrigações constitucionais, os cuidados administrativos para evitar apontamentos junto aos órgãos fiscalizadores, dentre outras; o encontro prevê debates técnicos sobre os desafios e oportunidades das unidades de conservação e patrimônio natural.

Participação
Está confirmada a presença do presidente da CNM e de diversas outras autoridades, como por exemplo: o ministro do Turismo brasileiro, Marx Beltrão; os ministros da pasta dos países vizinhos, Argentina, Uruguai, Paraguai; e os ministros da Cultura e do Meio Ambiente,
Sérgio Sá Leitão e Sarney Filho. O governador do Estado, Beto Richa, e o prefeito de Foz do Iguaçu, Francisco Brasileiro, também participarão do evento, além de outros representantes do poder público nacional, estadual e municipal.

Como as vagas são limitadas, a CNM aconselha que os interessados promovam inscrição on-line, o quanto antes, para garantir presença no Diálogo. A entidade ressalta ainda que a cidade fronteiriça está entre os principais pontos turísticos nacional. Internacionalmente conhecida, as Cataratas do Iguaçu garantiram posição entre as sete Maravilhas da Natureza, e a Usina Hidrelétrica de Itaipu, que é a segunda maior do mundo em tamanho e primeira em geração de energia, foi considerada uma das sete Maravilhas do Mundo Moderno, em 1996.

Saiba mais sobre o evento aqui, e faça já sua inscrição!

 


Notícias relacionadas