Home / Comunicação / Gestores da Região das Missões se reúnem com MTur na sede da CNM

Notícias

10/08/2017

Compartilhe esta notícia:

Gestores da Região das Missões se reúnem com MTur na sede da CNM

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) recebeu na manhã desta quinta-feira, 10 de agosto, gestores da Região da Missões no Rio Grande do Sul e o representante do Ministério do Turismo (MTur). O motivo da reunião foi debater um projeto de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para cinco países – Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai e Bolívia - que compõem a Região da Missões Jesuíticas.

De acordo com a Fundação dos Municípios da Missões (Funmissões), fazem parte da região turística localizada no Noroeste do Rio Grande do Sul um total de 46 Municípios. Representando a região estiveram presente no debate com MTur, os prefeitos de São Nicolau (RS), Ricardo Klein, e de Porto Xavier (RS), Vilmar Kaiser. Além dos prefeitos, também participaram o secretário executivo da Funmissões, Marcos Matos e o secretário de desenvolvimento do Turismo de Porto Xavier, Ovidio Kaiser.

Segundo o secretário executivo da Funmissões, o BID poderá disponibilizar um aporte de até US$ 100 milhões para os cinco países. “Só para o Brasil serão cerca de 20 milhões de dólares. Esse projeto chama-se Rota Jesuítica Internacional. Estamos muito confiantes que esse projeto vai alavancar muito o turismo na nossa região. É um projeto que será um divisor de águas no turismo”, destacou Matos.

Em entrevista à Agência CNM os prefeitos relataram que estão se empenhando nesse projeto, pois o aporte é do BID. O prefeito de São Nicolau explicou “estamos buscando recurso para toda a região para melhorar a infraestrutura e várias obras em nossos Municípios. Como a ponte em Porto Xavier que será importante para atrair ainda mais turistas. ”

O prefeito de Porto Xavier reforçou a importância dessa ponte, “não adianta a gente querer fazer turismo na região, que é o nosso foco, se não tivermos a infraestrutura. Principalmente a ligação com a Argentina, através de uma ponte internacional. Esse é o nosso grande proposito”.

Mtur

Na reunião de hoje, foram discutidos pontos que devem ser acertados no projeto para pleitear recursos para o desenvolvimento do turismo nesses Municípios. O representante do MTur, Rógerio Coser, falou sobre a atuação da pasta para auxiliar esses gestores. “O BID quer desenvolver os corredores jesuíticos desses 5 países. A partir disso, foi enviado ao ministério uma carta de adesão ao projeto. Assim, vamos instituir um Comitê Gestor que será composto de todos os atores interessados”, explicou Coser à Agência CNM.

Além disso, o representante do MTur esclareceu algumas dúvidas dos prefeitos sobre as ações que devem ser executadas de imediato para adiantar os processos na execução desse projeto. 


Notícias relacionadas