Home / Comunicação / Gestores municipais de diversas regiões buscam orientações técnicas

Notícias

13/09/2017

Compartilhe está notícia:

Gestores municipais de diversas regiões buscam orientações técnicas

Gestores municipalistas de diversas regiões do país buscaram orientações técnicas na Confederação Nacional de Municípios (CNM) durante a manhã desta quarta-feira, 13 de setembro. Os prefeitos de Ubiratã (PR), Haroldo Fernandes, e de Nova Santa Rita (RS), Margarete Simon, foram atendidos por especialistas da entidade em finanças. Os representantes do Sul aproveitaram a visita para cumprimentar o conterrâneo e presidente da entidade, Paulo Ziulkoski. 

“A CNM sempre tem dado uma força para os Municípios do Brasil e a primeira vez que vim nas convenções fiquei encantado com a ajuda que ela presta aos Municípios brasileiros. Dessa vez, estou vindo para entender mais sobre os programas”, destacou Fernandes. O prefeito estava acompanhado do assessor de Convênios, Marcio Vanderlinde, e da secretária municipal, Eliane Omori Duarte.

O tema que tem movimentado os gestores é a nova estimativa populacional divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Diversos Prefeituras questionam os números que são base para distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Os juristas da Confederação conversaram sobre o assunto também com a prefeita de Coremas (PB), Francisca de Oliveira, e com a assessora de Cacoal (RO), Carolina Lenzi.

Ag. CNMEncontro de Contas

Acompanhada do secretário, Edílson Pereira de Oliveira, Francisca também recebeu orientações sobre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e referente aos recursos da repatriação destinados ao seu Município. Na oportunidade, os gestores também foram motivados a apoiarem a campanha pela sanção presidencial ao Encontro de Contas - PLV 25/2017 aprovado pelo Congresso Nacional junto com a parcelamento da dívida previdenciária.

Ag. CNMNesse sentido, a CNM tem mostrado o que representa a medida aos Municípios e tem aconselhados os municipalistas a entrarem em contato com o Executivo Federal para que a conquista não seja vetada pelo presidente da República, Michel Temer.

Cearenses

Ainda na manhã na parte da manhã, Ziulkoski recebeu novamente a comitiva do Ceará dar continuar o debate iniciado nesta terça-feira, 12. Junto com os representantes da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), o prefeito de Mocambo (CE), Francisco das Chagas, participou dos debates.

Leia também: Comitiva da Aprece debate Fundeb e Diálogo Municipalista com a Confederação

 


Notícias relacionadas