Home / Comunicação / Gestores municipais de São Paulo e Mato Grosso buscam orientações em visita à CNM

Notícias

09/08/2017

Compartilhe esta notícia:

Gestores municipais de São Paulo e Mato Grosso buscam orientações em visita à CNM

Prefeitos de Municípios do Estado de São Paulo e de Mato Grosso estiveram presentes à sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) na manhã desta quarta-feira, 9 de agosto. Os gestores buscaram informações sobre diversos temas, como Repatriação, Dívida Previdenciária, Turismo, Educação e Saúde.

De São Paulo, o prefeito de Ipaussu (SP), Sérgio Galvanin Filho, procurou orientações para trazer melhorias à gestão local. Entre os assuntos, medidas para aperfeiçoar a tributação do Município, com assuntos relativos a Imposto sobre Serviços, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O prefeito destacou a atuação da CNM e do presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, e falou sobre algumas conquistas do movimento, como a Medida Provisória (MP) 778/2017, assinada pelo governo federal em maio, durante a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O Município foi um dos que aderiu ao parcelamento da dívida previdenciária. “Com o parcelamento, consegui reduzir cerca de R$ 7 mil o valor pago por mês”, disse.

Outro tema trazido pelo gestor foi a valorização do Turismo local. O Município está finalizando o Plano Municipal de Turismo e está entre aqueles listados como de interesse turístico. Galvanin Filho destacou que a região é bonita e propícia ao fomento do setor.

09082017 FotosPrefeitosVisitaSedeTambém de São Paulo, um grupo formado por prefeitos de três cidades veio à entidade para obter informações acerca da repatriação e de outras receitas relativas aos Municípios. Eles reforçaram a importância da Confederação no sentido de apoiar as administrações municipais. Estiveram presentes os prefeitos de Rubinéia, Aparecido Goulart, de Três Fronteiras, Rubens Belão, e de Santana da Ponte Pensa (SP), Zeca de Melo.

Aparecido Goulart – que está em seu 3º mandato – também ressaltou que está trabalhando para fortalecer o turismo na cidade. O Município possui quatro mil habitantes e tem no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) a principal fonte de receita. Dessa forma, a implementação de projetos voltados ao turismo pode trazer importante incremento às receitas municipais.

O prefeito de Três Fronteiras reforçou a importância da entidade para o avanço das pautas municipalistas e, ainda, para orientar os prefeitos em temas relevantes aos Municípios. “Sempre venho à CNM tirar dúvidas, além de ligar aqui, principalmente em assuntos que têm a ver com as áreas de saúde e educação. A atuação da CNM traz muitos benefícios importantes”, afirmou.

Zeca de Melo – cujo Município possui dois mil habitantes – também relatou que a administração depende do FPM e falou sobre os desafios da gestão, especialmente diante da crise enfrentada pelo país.

Primeira visita
09082017 pREF MTJá do Mato Grosso, o prefeito de Alto Garças, Claudinei Singolano, conheceu a sede da entidade nesta quarta. Ele falou sobre as principais dificuldades enfrentadas na gestão. “A saúde é o nosso principal desafio. Temos a necessidade hoje de construir um centro cirúrgico. Tem doze anos que não nasce uma criança em nosso Município. A população tem de recorrer ao Município de Rondonópolis, distante 145 quilômetros da cidade”, lamentou.

Ele também destacou os problemas decorrentes da falta de saneamento básico e de pavimentação. Singolano afirmou que o Município elaborou um projeto para ser apresentado na Fundação Nacional de Saúde (Funasa). “Se ninguém começar, essas mudanças nunca vão acontecer. Nós temos que fazer o melhor, especialmente para a saúde e a educação”, disse. A vice-prefeita, Adelaide Aparecida, também esteve presente à visita.


Notícias relacionadas