Home / Comunicação / Gestores piauienses participam de capacitação do Siconv

Notícias

21/08/2017

Compartilhe esta notícia:

Gestores piauienses participam de capacitação do Siconv

Os gestores do Estado do Piauí participam nesta semana de uma capacitação do Sistema de Convenios (Siconv). O evento, promovido pela Associação Piauiense de Municípios (APPM) e a Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), começa hoje e vai até a próxima quarta-feira, 23 de agosto. 

O seminário está sendo realizado no prédio do Tribunal de Contas do Estado. A abertura aconteceu nesta manhã. Os gestores municipais trocaram experiências com o mestre de planejamento, Raimundo Pereira, responsável por ministrar o curso em todo o interior do estado. Ele deu detalhes de como funciona o curso e a sua finalidade. "O primeiro módulo consiste na fase de cadastramento da proposta no sistema Siconv. Posteriormente, temos a segunda fase que é a execução, onde vai ocorrer a licitação, a contratação, realização de medições e pagamento dos insumos. No último módulo temos a prestação de contas de tudo que foi utilizado para a realização do projeto”, afirma.

O Sistema de Convênios (Siconv) foi criado em 2008 para administrar as transferências voluntárias de recursos da União firmados com estados, Municípios e também com as entidades privadas sem fins lucrativos. Entre as vantagens desta ferramenta, está a agilidade na efetivação dos contratos, a transparência do repasse do dinheiro público e a qualificação da gestão financeira. A Escola dos Municípios, após a conclusão deste primeiro módulo, deve realizar nos meses de setembro e dezembro, respectivamente, a segunda e terceira fase do curso.   

Agência CNM, com informações da APPM


Notícias relacionadas