Home / Comunicação / Inscrições para o Programa Conecta Biblioteca estão abertas para formação de funcionários

Notícias

14/02/2018

Compartilhe esta notícia:

Inscrições para o Programa Conecta Biblioteca estão abertas para formação de funcionários

Programa Conecta Biblioteca vai selecionar 108 bibliotecas públicas municipais e estaduais mantidas por governos locais. Serão selecionadas quatro bibliotecas em cada um dos 26 Estados e do Distrito Federal. Os funcionários indicados pelas bibliotecas selecionadas vão receber formações presenciais e à distância nos seguintes eixos: a) pesquisa da comunidade; b) gestão participativa; c) estratégias de comunicação; e d) articulação. A convocatória vai financiar custos de material, transporte, hospedagem, entre outros, desses funcionários.

Será oferecido, ainda, apoio com informações e estratégias para implementação da Consulta de Opinião, uma pesquisa que pretende coletar junto à comunidade informações sobre seus usuários e não usuários.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) entende a importância dessa convocatória como iniciativa fomentadora e articuladora do setor de bibliotecas públicas no Brasil e, nesse sentido, interessante para os Municípios brasileiros que forem selecionados. A Entidade destaca ainda que a convocatória pretende contribuir para o cumprimento de dois dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS): o ODS 4 – Educação de Qualidade; e o ODS 8 – Emprego Digno e Crescimento Econômico.

Inscrições

As inscrições estão abertas até o dia 5 de março e podem ser feitas aqui. Podem participar bibliotecas públicas situadas em Municípios com até 400 mil habitantes, que possuem, no mínimo, três computadores voltados para o uso da comunidade, com conexão à internet banda larga. Além disso, há a necessidade da biblioteca ter cadastro atualizado junto ao Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e ao respectivo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. Destaca-se que será dada preferência às bibliotecas situadas em Municípios com IDH-M baixo.

Para essa convocatória não serão consideradas as bibliotecas especializadas, universitárias, escolares, comunitárias, mesmo que vinculadas a órgãos públicos, bem como as bibliotecas que integram o Sistema S (Senai, Sesc Sesi, Senac, Senar, Sescoop e Sest). Esta é uma iniciativa da ONG Recode, em parceria com a Caravan Studios e conta com o apoio do Ministério da Cultura (MinC).

Com informações da ONG Recode


Notícias relacionadas