Home / Comunicação / Inverno no Hemisfério Sul começa nesta quarta-feira

Notícias

21/06/2017

Compartilhe esta notícia:

Inverno no Hemisfério Sul começa nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, 21 de junho, começa o inverno no Hemisfério Sul. A estação, que segue até o dia 22 de setembro, é marcada por um período menos chuvoso nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e na maior parte do Norte do país. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), neste ano as chances de ocorrência do fenômeno El Niño diminuíram no último mês. Mesmo que haja confirmação do fenômeno, ele será de baixa intensidade.

O período também se caracteriza pela chegada de massas de ar frio, procedentes do Sul do continente que derrubam as temperaturas. Essa queda pode provocar formação de geadas no Sul, Sudeste e em Mato Grosso do Sul; neve nas áreas serranas e de planalto no Sul do país; e friagem em Rondônia, no Acre e sul do Amazonas.

Estradas e aeroportos devem sofrer impactos pela formação de nevoeiros e/ou névoa úmida nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que reduzem a visibilidade no período da manhã. Com a redução das chuvas, diminui a umidade do ar, que favorece o aumento de queimadas e incêndios florestais, assim como a ocorrência de doenças respiratórias.

Trimestre

Segundo o Inmet, a previsão para o trimestre compreendido entre junho e agosto deste ano indica maior probabilidade de ocorrência de chuva na área que se estende do norte do Amazonas ao Amapá e na faixa leste da Região Nordeste. Para a Região Sul do Brasil, incluindo o sul do Mato Grosso do Sul, a previsão por consenso indica probabilidade de até 40% de ocorrência no aumento de chuvas neste período do ano.

Já as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste apresentam baixa previsibilidade climática sazonal nesse período de inverno. A região Sul e o sul das Regiões Sudeste e Centro-Oeste, onde as incursões de massas de ar frio ainda são frequentes no decorrer deste trimestre, a previsão é de que as temperaturas climatológicas estejam em torno da normalidade.

Agência CNM, com informações da Agência Brasil e do Inmet


Notícias relacionadas