Home / Comunicação / Leitura da carta no Diálogo Municipalista em Belém reforça custo amazônico nas políticas de Educação

Notícias

11/08/2017

Compartilhe esta notícia:

Leitura da carta no Diálogo Municipalista em Belém reforça custo amazônico nas políticas de Educação

Durante dois dias, aproximadamente 180 gestores de diversos estados da região Norte estiveram na cidade de Belém (PA) para debater a pauta política e demandas regionais. O encontro, chamado de Diálogo Municipalista, termina com a leitura de uma carta, que resume as principais reivindicações do grupo.

O secretário-executivo da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep), Josenir Nascimento, foi escolhido para ler o documento elaborado. Porém, antes de dar início à leitura, ele reforçou a importância do Diálogo Municipalista“O Diálogo acontece em várias regiões, colhe as demandas e a gente leva até a Marcha. O que nós estamos fazendo aqui é uma plenária regional, de extrema importância para o que a CNM [Confederação Nacional de Municípios] vai reivindicar no evento”, disse.

Em seguida, Nascimento compartilhou com os gestores os itens da carta. Entre os quais, a revisão do modelo federativo vigente no país, caracterizado pela centralização de recursos no governo federal. Os participantes foram unânimes ao observar o descumprimento do pacto federativo, especialmente em questões como o piso do magistério.

Custo amazônico

Também foi levantado a necessidade de haver mais participação da União no financiamento da Educação Básica, levando em consideração o custo amazônico. Durante a leitura desse ponto, alguns prefeitos pediram a palavra para reforçar que o subfinanciamento dos programas da Educação fica ainda mais dramáticos para as cidades da região Norte.

Um dos argumentos está na extensão dos Municípios nessas localidades. No caso do transporte escolar, por exemplo, as longas distâncias entre povoados e comunidades ribeirinhas precisam ser percorridas em barcos, o que aumenta ainda mais o custo para oferecer o serviço.   

Cronograma

Diálogo Municipalista se despede de Belém, no Pará, e segue viagem para Teresina (PI) onde reunirá gestores piauienses entre os dias 14 e 15 de agosto. 

Mais informações e inscrições aqui


Notícias relacionadas