Home / Comunicação / Manaus, no Amazonas, completa 348 anos de fundação

Notícias

24/10/2017

Compartilhe esta notícia:

Manaus, no Amazonas, completa 348 anos de fundação

Esta terça-feira, 24 de outubro, marca um momento de celebração para o Município de Manaus (AM) tendo em vista seu aniversário. Fundada em 1669, a cidade que hoje se tornou um centro de comércio já foi apenas um forte feito de pedra e barro, usado pelos portugueses para proteger o Norte do Brasil das invasões.

Um breve passeio pela história revela que a Fortaleza de São José do Rio Negro, localizada à margem esquerda do Rio Negro, deu origem a um pequeno arraial. Alguns anos mais tarde, em 1758, o lugarejo se tornou sede da capitania que levava o mesmo nome: São José do Rio Negro.

Aos poucos mais pessoas foram chegando, e em 1832 passou a ser chamada de vila de Manaós. O nome presta homenagem à nação indígena que lutou contra a dominação portuguesa e a possibilidade de ter de servir como mão de obra escrava.

Quando recebeu o título de cidade em 24 de outubro de 1848, foi batizada como Cidade da Barra do Rio Negro. Na época, tinha cerca de três mil habitantes. Somente em 4 de setembro de 1856 passou a ser chamada como conhecemos hoje: Manaus.

Manaus hoje

A produção de látex, no início do século XX, levou a capital do Amazonas ao apogeu. E durante muitos anos, Manaus foi a cidade mais rica do país. Os traços do ciclo da borracha proporcionaram uma reviravolta estrutural, com a implantação de bondes elétricos, sistemas de telefonia, além de um porto flutuante que passou a receber navios de diversas bandeiras e tamanhos.

Manaus também recebeu a Zona Franca, área onde se concentram dezenas de indústrias. E foi a oitava cidade a sediar o Diálogo Municipalista, da Confederação Nacional de Municípios (CNM).


Notícias relacionadas