Home / Comunicação / Marcha: Assistência Social orienta gestores sobre o Suas

Notícias

17/05/2017

Compartilhe esta notícia:

Marcha: Assistência Social orienta gestores sobre o Suas

A gestão orçamentária e o planejamento no Sistema Único de Assistência Social (Suas) foi tema da Arena Temática de Desenvolvimento Social. Representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) orientaram os gestores sobre a aplicação de recursos do Sistema.

O Suas integra uma política pactuada nacionalmente, que prevê uma organização participativa e descentralizada da assistência social, com ações voltadas ao fortalecimento da família. Durante a arena, foram apresentados aos gestores mais detalhes sobre a execução orçamentária do Suas e o planejamento.

Em relação à execução orçamentária, a intenção do painel foi um direcionamento sobre a utilização de recursos que irão para o cofinanciamento dos serviços executados que podem ser utilizados no pagamento de pessoal.

Já no que diz respeito ao planejamento, a CNM orientou os gestores em relação à elaboração do Plano Plurianual e do Plano de Ação de Assistência Social. Esse período é conjunto e os gestores precisam estar cientes que os documentos precisam estar alinhados.

A entidade também distribuiu um material produzido pelos técnicos sobre dicas e orientações de utilização de recursos nessa área. Além da equipe técnica da CNM, participou da arena a diretora executiva da Fundo Nacional de Assistência Social (Fnas), Dulcelena Alves Vaz Martins. A programação da XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios segue até a próxima quinta-feira, 17 de maio. 


Notícias relacionadas