Home / Comunicação / MMM leva pauta municipalista até bancada feminina na Câmara

Notícias

21/11/2017

Compartilhe esta notícia:

MMM leva pauta municipalista até bancada feminina na Câmara

A movimentação no Congresso Nacional continua agitada nesta tarde de terça-feira, 21 de novembro. Dessa vez, as representantes do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) dialogam com a bancada feminina de deputadas, no intuito de apresentar e debater a pauta prioritária.

O encontro é mais uma das ações da campanha Não deixem os Municípios afundarem, que terá como ponto alto uma passeata pela Praça dos Três Poderes. Ciente da dramática situação financeira das prefeituras, elas somam esforços na luta por mais recursos.

A presidente da comissão, deputada Soraya Santos (PMDB-RJ), começou a sessão lembrando da importância de unificar o movimento. "Quando o assunto é mulher, somos suprapartidárias", enfatizou. Na sua visão, as gestoras municipais precisam estar unidas para garantir o andamento da pauta municipalista.

A deputada Leandre dal Ponte (PV-PR) concordou com a fala e, em seguida, comentou que esse é o momento para se debater os entraves municipais. Durante a reunião, a primeira-dama da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Tânia Ziulkoski, foi convidada a compor a mesa e aproveitou para elencar algumas das reivindicações municipalistas. Entre elas, o Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM) e o veto ao Encontro de Contas.

"Os Municípios chegaram no seu limite. E nós precisamos do apoio de vocês, deputadas, na aprovação dessa pauta", disse a primeira-dama. A prefeita de Lauro de Freitas (BA), Moema Gramacho, revelou a urgência do pleito. "Se não forem resolvidos os itens dessa pauta prioritária, muitos prefeitos terão as contas rejeitadas" sinalizou a gestora.

A participação de prefeitas e primeiras-damas foi elogiada pela deputada Luciana Santos (PCdoB-PE). "Nós precisamos ter mulheres com essa coragem, essa ousadia. Nós amarguramos indicadores de desigualdade que não fazem jus aos avanços do século XXI" desabafou.


Notícias relacionadas