Home / Comunicação / Município catarinense é exemplo em cooperação internacional

Notícias

07/02/2018

Compartilhe esta notícia:

Município catarinense é exemplo em cooperação internacional

Conhecida como a cidade mais alemã do Brasil, Pomerode (SC) tem estreitado o diálogo para além das fronteiras. Na tarde do dia 6 de fevereiro, o prefeito da charmosa cidade catarinense, Ércio Kriek, esteve na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Durante a visita, ele não apenas conheceu as novas instalações como também apresentou alguns dos projetos locais.

Pomerode conta com aproximadamente 30 mil habitantes e preserva, até hoje, os traços da colonização alemã. A cidade recebeu esse nome devido ao grande número de alemães vindos da Pomerânia, localizada na região norte do país. E, como revelou o prefeito, essa aproximação entre Brasil e Alemanha ainda se mantém sólida.

“Desde o início dos anos 2000, nós começamos um contato mais forte com a Alemanha, principalmente com a região norte, por causa de nossos antepassados. E esse intercâmbio foi muito positivo; fez com que nós conseguíssemos resgatar algumas questões culturais, mas também do ponto de vista econômico e climático”, disse.

Kriek lembrou que a aproximação com o país o colocou em contato com temas globais, como as questões ligadas ao clima. A Alemanha demonstra grande preocupação com a temática, que acabou sendo trazida para o Município, destacou o prefeito.

ODS

Segundo ele, a cidade começou a desenvolver estratégias para estimular o uso da bicicleta, assim como ocorre no país alemão. O combate às alterações climáticas está contido na Agenda 2030, por meio do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13. 

Os ODS foram tema de uma das campanhas da CNM neste ano. O intuito era mostrar aos gestores municipais seu protagonismo no avanço desse compromisso global. Isso porque várias metas da Agenda já fazem parte das ações municipais. Pomerode, por exemplo, também atua fortemente no avanço do ODS 6, cujo tema é água limpa e saneamento.

Veja mais informações sobre os ODS aqui

Confira mais no vídeo:


Notícias relacionadas