Home / Comunicação / Municípios do Rio Grande do Norte que decretarem colapso hídrico serão beneficiados

Notícias

24/04/2017

Compartilhe está notícia:

Municípios do Rio Grande do Norte que decretarem colapso hídrico serão beneficiados

A retomada das obras remanescentes do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, confirmada após assinatura de contrato no último dia 20, anima 94 Municípios das regiões Oeste, Central e do Seridó do Rio Grande do Norte (RN) que têm a esperança de contar com uma segurança hídrica. O passo seguinte, previsto para esta semana, será a assinatura da Ordem de Serviço para o início dessas obras.  

Entre os 17 Municípios em situação de colapso pela falta de água, hoje, 16 serão contemplados pelas obras. Entretanto, ainda há 77 cidades que, segundo a Companhia de Água e Esgoto do Rio Grande do Norte (Caern), estão em situação de rodízio da utilização do recurso. Desses, 57 serão atendidos pela água que virá do rio São Francisco.

Há duas formas de análise quanto à abrangência da população a ser contemplada com a água do rio: a primeira, considerando a “área de influência direta”, que comporta 19 Municípios e um população de mais de 216 mil habitantes; a segunda, sob o aspecto da “área de influência indireta”, que contempla 94 Municípios e uma população de aproximadamente 1,1 milhão de pessoas.

O cálculo leva em conta as duas bacias que receberão a água: Apodi e Piranhas-Açu. O maior número de beneficiados está em Municípios que receberão através de Apodi, com aproximadamente 613 mil contemplados.

A maioria desses vivem em zonas urbanas. A enorme diferença de Municípios e população atendida, considerando a influência direta e indireta, pode ser explicada porque a transposição vai reabastecer reservatórios de onde partem as adutoras já implantadas há alguns anos no estado. Além do RN, o Projeto de Integração do Rio São Francisco vai levar água à Municípios do Ceará (CE), Pernambuco (PE) e Paraíba (PB).

Da Agência CNM, com informações da Tribuna do Norte


Notícias relacionadas