Home / Comunicação / Municípios e sociedade podem trabalhar juntos para reduzir impactos das ações climáticas

Notícias

02/02/2018

Compartilhe esta notícia:

Municípios e sociedade podem trabalhar juntos para reduzir impactos das ações climáticas

As mudanças no clima são constantemente debatidas, o que demonstra que tem sido uma preocupação global e que reflete diretamente na vida de cada cidadão. Com o objetivo de tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e reduzir seus impactos, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 propõe que Estados, Distrito Federal e Municípios se unam para promover ações de forma a reduzir os impactos causados pelas mudanças climáticas. Além disso, propõe, por meio da Agenda 2030, que os países do mundo trabalhem para alcançar esses objetivos.

Entre as atuações que podem ser feitas nos Municípios, estão as ações para estimular a reflexão de diversos âmbitos, como escolas, saúde, entre outros. O Município de Palmas (TO) escolheu envolver e conscientizar toda a sociedade. “Na verdade, o grande sucesso dos projetos que implementamos e o grande desempenho, além da preservação ambiental, se não envolvermos a comunidade no processo, não obtemos sucesso”, afirma o secretário de Meio Ambiente do Municípios, Herbert Veras.

A prefeitura implementou dois projetos que visam trazer melhorias para a comunidade e amenizar os problemas climáticos. O Pé de Sombra já foi implementado e está em execução, e tem como objetivo plantar 30 mil árvores na cidade, exclusivamente nas proximidades das escolas. “A maior parte da vegetação nativa foi tirada para a criação da cidade. As escolas foram criadas em locais que não têm arborização nem sombra. Esse projeto vai melhorar o microclima nas regiões”, completa o secretário.

Outra ação, chamada de Coleta Palmas, recolhe material reciclável em diversos pontos do Município. “Temos mais de 30 pontos estratégicos, quando colocamos contêineres com identificações para que a população deixe o material. Fizemos parcerias com cooperativas que fazem essa coleta e levam para os seus galpões para comercializar. Com isso, também atendemos o lado social”, explica.

Os Municípios podem promover diversas ações como a promoção de campanhas e mudanças estruturais. Além disso, prefeitos são incentivados a aderir ao Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e pela Energia, que é uma aliança global de cidades e governos locais voluntariamente comprometidos com ações locais para reduzir as emissões de CO2, adaptar a sociedade à mudança climática e assegurar o acesso à energia limpa e mais barata. A adesão pode gerar benefícios como: melhores oportunidades financeiras para os projetos locais sobre clima e energia; apoio prático, material e ferramentas de orientação.

Municípios pelo Amanhã
Para trabalhar todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) junto aos Municípios e chamar atenção para o tema, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) promove a campanha Municípios pelo Amanhã. Até o dia 4 de fevereiro, a entidade vai divulgar ações, vídeos e textos sobre o assunto.

Compartilhe alguma ação implementada em seu Município e que se encaixe em algum dos ODS. Acesse o site da CNM e divulgue a sua ação. 


Notícias relacionadas