Home / Comunicação / Municípios mineiros recebem premiações por boas práticas na gestão municipal

Notícias

11/05/2017

Compartilhe está notícia:

Municípios mineiros recebem premiações por boas práticas na gestão municipal

Municípios mineiros foram premiados nesta quarta-feira, 10 de maio, durante o 34º Congresso Mineiro de Municípios. Os vencedores de cinco categorias do VII Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal viram suas iniciativas inovadoras serem reconhecidas e apontadas como exemplos para outras cidades.

De acordo com a Associação Mineira dos Municípios (AMM) – responsável pela iniciativa - o prêmio incentiva as administrações a empreender, transformando os projetos bem-sucedidos em mecanismos para uma gestão moderna, contribuindo no desenvolvimento municipal.

Segundo a AMM, a premiação tem o objetivo impulsionar a eficiência na gestão pública, por meio de novas experiências modernas e inovadoras.

Para o presidente da AMM, Antônio Carlos Andrada, neste momento de crise e dificuldades financeiras para os gestores municipais, o prêmio ganha dois sentidos. “O primeiro, é a promoção de uma administração eficaz e correta. O segundo, é estimular a criatividade e novas soluções das administrações devido à falta de dinheiro. Desta forma, todos os projetos podem ser disseminados para outras cidades”, afirmou.

Os vencedores
A cidade de Andradas venceu em duas categorias do prêmio, – nos eixos Educação e Saúde –, sendo os projetos vencedores, o programa “Sabor das Cores”, com atividades de culinária e nutrição para a formação de hábitos saudáveis; e o segundo, o programa de redução de violências com a notificação compulsória de saúde aos órgãos competentes. O prefeito de Andradas, Rodrigo Aparecido Lopes, recebeu os prêmios e disse que as iniciativas mostram a criatividade e soluções do município. “São ideias que não demandam recursos, mas gestão das ferramentas já existentes, proporcionando expressiva economia de verbas públicas”, afirmou.

Na categoria Educação as cidades de Santa Bárbara e Uberaba receberam a menção honrosa. Já no Eixo Saúde, os municípios mencionados foram Baldim e Bom Despacho.

Na categoria Ambiental/Economia, o prefeito de Ouro Branco, Hélio Campos, recebeu o troféu de vencedor, com o programa de modernização da gestão de resíduos sólidos. Ele disse que, por meio da reciclagem, a quantidade de lixo enviada para o aterro sanitário licenciado da região diminuiu, proporcionando economia aos cofres públicos e, também, aumento de renda para catadores de lixo. “Diversos prefeitos de outras cidades já nos procuraram para conhecer nosso projeto e tentar iniciativas semelhantes. O prêmio ajuda na disseminação de bons programas que ainda podem ser aprimorados”, disse. Andradas e São Thomé das Letras foram as cidades com menção honrosa, nesta categoria.

No eixo Administrativo, a campeã foi a cidade de Camanducaia, que idealizou um projeto de certames voltados apenas para a economia local. Receberam menção honrosa Pedras de Maria da Cruz e Bom Despacho. Já o programa vencedor na categoria Social foi Pedras de Maria da Cruz, com o desenvolvimento do projeto de uma escolinha de futebol contra a evasão escolar e inclusão social. Receberam a menção honrosa, neste eixo, Santa Bárbara e Andradas.

Agência CNM, com informações da AMM


Notícias relacionadas