Home / Comunicação / Municípios pequenos se destacam dentre os mais inteligentes e conectados do Brasil

Notícias

13/09/2017

Compartilhe está notícia:

Municípios pequenos se destacam dentre os mais inteligentes e conectados do Brasil

O ranking de cidades mais inteligente e conectada do Brasil desenvolvido pela consultoria Urban Systems indica que pelo menos 10 Municípios venceram as dificuldades financeiras e de gestão e conquistaram boa colocação no levantamento.

A publicação apresenta um mapeamento das cidades com maior potencial de desenvolvimento, a partir de 70 indicadores diferentes e a integração entre mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança.

Ao se destacarem no ranking, esses Municípios com menos de 100 mil habitantes mostram que é possível vencer as limitações do orçamento limitado e conquistar uma gestão digna de ser compartilhada com os demais governos locais do país. São eles: Cajamar (SP), Vinhedo (SP), Amparo (SP), Jaguariúna (SP), Pato Branco (PR), Joaçaba (SC), Ilha Solteira (SP), Viçosa (MG), Ouro Preto (MG) e Itaúna (MG).

Localizado na região metropolitana de São Paulo, Cajamar conquistou bons resultados em economia, com um PIB elevado e 94% de independência do setor público em relação aos empregos – o que significa que apenas 6% dos trabalhadores não trabalham no setor privado. A região com menos de 73 mil habitantes tem Produto interno Bruto (PIB) de 140 mil reais por habitante.

O esforço para atrair investidores também contribuiu para que a cidade alcançasse o topo do ranking. Entre 2014 e 2015, o crescimento no número de empresas foi de 2,7% – no Brasil, o aumento foi de 0,5% no mesmo período.

Com informações da Revista Exame


Notícias relacionadas